Que o whatsapp é uma rede social importante para o crescimento da sua carreira como Embaixador(a) da Educação, já sabemos por aqui. Agora, aproveitando esse tipo de canal, trouxemos esse texto para você aprender a vender cursos também pelo Telegram!
Leia mais: 4 livros que todo(a) Embaixador(a) deve ler
O que é o Telegram?
Muita gente não conhece o Telegram ou não usa no dia a dia, mas em algum momento você deve ter ouvido falar sobre as funcionalidades diferenciadas desse aplicativo. Vamos entender melhor como aplicar para vender cursos?
Assim como o Whatsapp, o Telegram é uma ferramenta de envio de mensagens (de voz, imagem, áudio) também criptografado, com foco na privacidade e segurança. Porém, algumas vantagens podem destacar esse último quando o assunto é vender cursos.
Ali, são mais de 500 milhões de usuários ativos, entre canais e grupos, interagindo sobre os mais diferentes assuntos. Isso significa que pode ser uma boa ferramenta de marketing para impulsionar a divulgação de cursos e conteúdos da Instituição de Ensino, como o próprio Instagram.
Leia mais: 5 cursos de Pós-Graduação para quem quer empreender
Como o Telegram funciona?
Considerando o que falamos anteriormente, como uma ferramenta de marketing, é preciso ter estratégias eficientes e boa conduta, afinal, antes de tudo, é um aplicativo de mensagens instantâneas com uso também pessoal.
De certa forma, ele funciona bem parecido com o Whatsapp, pois também é gratuito e instantâneo. Você pode enviar mensagens de texto, imagens, áudios e links com seus contatos que têm o app instalado. No entanto, entenda as principais vantagens:
- Maior capacidade de armazenamento: enquanto o Whatsapp envia arquivos com até 100MB, o Telegram suporta até 1,5GB.
- Grupos e Listas de transmissão: é possível criar grupos e listas com até 200 mil participantes (no Whatsapp, é até 256 pessoas).
E agora, com essas diferenças, você pode aprender como vender cursos nessa plataforma!
Leia mais: Gerenciamento de tempo: saiba como organizar suas tarefas
Como vender cursos pelo Telegram?
1- Crie um perfil profissional
Seguindo a mesma lógica que indicamos no Instagram e Facebook, é imprescindível que você tenha um perfil profissional no Telegram. Isso porque a personalização torna a sua marca mais reforçada na mente dos clientes.
Além disso, de modo prático, é mais fácil que as pessoas encontrem com rapidez o seu perfil ali.
2- Crie um canal
Diferente do Whatsapp, o Telegram permite a criação de canais onde apenas os administradores publicam conteúdos. O canal pode ser aberto ou privado, e por lá, você encaminha mensagens e atualizações sobre os cursos. Por exemplo, aproveite a agenda da sua faculdade para divulgar as novidades como cursos novos, ofertas, promoções, matrículas, entre outros.
Um ponto interessante é que as mensagens são assinadas pelo nome do canal e podem aparecer nas notificações do usuários.
3- Crie suas estratégias de divulgação
Como no Instagram, é necessário estabelecer uma boa estratégia de divulgação dos cursos. Para isso, como falamos anteriormente, use uma agenda alinhada à instituição. Você pode compartilhar conteúdos próprios, imagens dos cursos que estão na plataforma do Saber em Rede, publicações aqui do Blog ou do seu próprio instagram. A possibilidade de gerar conteúdo e comunicação é imensa!
Leia mais: Conheça ações práticas e rápidas para vender mais nas redes sociais
Agora que você já sabe as vantagens do Telegram e como usá-lo, visite o Saber em Rede e selecione alguns cursos para compartilhar entre seus conhecidos. Caso tenha alguma dúvida, não deixe de nos contatar por aqui!
Eu usamos somente o WhatsApp para divulgar os cursos para os meus amigos e conhecidos.
Mas de uns tempos pra cá, comecei a utilizar o Telegram para divulgar os cursos com mais abrangência.
Este artigo sobre o Telegram abriu minha mente para investir nesta modalidade de divulgação