São muitas mudanças que ocorreram nos últimos anos ocasionadas pela pandemia da covid-19, do nosso estilo de vida às novas aptidões que precisamos ter nas profissões. E são nessas mudanças que novas tendências surgem em negócios para empreender em 2023.
Leia mais: Marketing humanizado: o que é e como colocar em prática
Negócios em 2022 e 2023
Como falamos anteriormente, as medidas adotadas pelos governos para diminuir a propagação da covid-19 também refletiu não só no nosso comportamento, mas também nos formatos de negócios. Entre crises, impactos ambientais, discussão sobre saúde física e mental, e muitos outros fatores, acompanhamos o surgimento de diferentes plataformas e modalidades de negócios que impulsionam empregos e a sustentação de muitos profissionais.
Sendo assim, as perspectivas para 2023 indicam também essa continuidade no nosso “novo normal” como prova das mudanças que a sociedade passou nos últimos anos. Mas a questão que fica é: como aproveitar ao máximo o que deve vir por aí?
Leia mais: Aprenda 5 técnicas de atendimento personalizado ao cliente
Quais as tendências para empreender?
Dessa maneira, muito do que já vivenciamos em relação à tecnologia deve permanecer em alta em 2023, principalmente, em torno das tecnologias, meio virtual, consciência ambiental, saúde, delivery, educação e infoprodutos.
- Bancos (fintechs)
As chamadas fintechs já estavam em alta, mas com a maior familiaridade virtual teve um crescimento muito mais forte nos últimos meses. Com isso, os serviços burocráticos e muitas vezes onerosos que clientes passam em agências bancárias puderam ser digitalizados trazendo mais benefícios para os envolvidos.
O que dá pra aprender com isso é que facilitar a vida do cliente é um dos principais objetivos de qualquer negócio. Independente da plataforma, encontrar a melhor maneira para simplificar dores dos clientes pode ser o próximo passo de sucesso do seu negócio.
- Vendas em redes sociais
As redes sociais vêm de um crescimento progressivo nos últimos anos, mas agora trouxeram mais oportunidades para além do relacionamento.
Dito isso, autônomos e microempresários viram seus trabalhos alcançarem mais pessoas, indo além de territórios, por conta das facilidades das redes sociais, independente da plataforma.
Por isso, essa é uma tendência que já faz parte do nosso dia a dia e deve criar mais espaço, novidades e pessoas ao longo dos próximos anos. Isso significa mais oportunidade para quem trabalha como Embaixador(a) da Educação.
Com nossas dicas em marketing e vendas, você tem a possibilidade de aumentar seus ganhos financeiros, seja como renda principal ou extra.
- Delivery (entregas de produtos)
Os serviços de entregas estão cada vez mais populares, independente do tipo de produto. Essa tendência é importante para desenvolver diversos outros negócios de compras e vendas (varejo) e foi pontuada pelo SEBRAE no guia de tendências por ser uma importante via de alcance para vendedores e clientes.
Leia mais: Marketing de Afiliado: o que é e como começar nesse negócio
Agora, comente aqui a sua opinião sobre o que mais poderá vir nos próximos dias! Como você pretende estar com sua carreira na educação?