Se existe uma profissão que sempre tem demanda no mercado de trabalho é a de vendedor. É muito comum ser o primeiro emprego de alguém, principalmente, no mercado de varejo. Porém a rotina de trabalho, o retorno financeiro, pressão dos chefes e a falta de flexibilidade de horários podem se tornar alguns empecilhos. Por isso, ser um vendedor autônomo se tornou uma das alternativas do brasileiro. Mas será que vale a pena? Vamos descobrir com esse artigo.
Leia mais: 6 apps para ajudar vendedores autônomos
Por que ser um vendedor autônomo?
Primeiro, o profissional autônomo é aquele que age de forma independente, sem vínculo de trabalho com uma empresa. No caso do vendedor, ele pode vender desde o seu próprio produto ou mesmo representar uma marca/instituição.
Dessa forma trabalhar de forma autônoma tem alguns dos benefícios mais sonhados, como a flexibilidade de horário e autonomia. É você quem gerencia o seu tempo e decisões, , sem precisar de aprovação de nenhum superior.
Ao passo que essas vantagens trazem o olhar de qualquer profissional, vale ressaltar que os seus rendimentos financeiros também dependerão somente do seu trabalho, por isso, o seu esforço será o seu único gerador de renda. É preciso muito estudo, dedicação, autocontrole e sabedoria para administrar o tempo.
Abaixo, conheça algumas dicas para ajustar a sua rotina como vendedor autônomo.
1) Conheça seu público
Conhecer bem para quem você vai vender facilita concretizar a venda. Então, independente de ser empresa ou pessoa física, saiba quais as necessidades reais do seu cliente. Além disso, é preciso definir um pouco o público-alvo do seu produto, quanto mais segmentado, mais certeira será a venda.
Leia mais: 5 dicas para conhecer e abordar o seu cliente
2) Saiba tudo sobre o seu produto
Ninguém vende nada sem saber o que está vendendo. Saiba absolutamente tudo sobre o seu produto. Leia bastante sobre ele. Também, vale observar os diferenciais do produto da concorrência e rebatê-los com as qualidades do seu produto. É muito importante que você saiba as principais características do seu produto.
Mas lembre-se: saber é diferente de decorar! O seu discurso tem que ser natural. É muito fácil perceber quando um vendedor está com discurso decorado. Então, para se aprimorar cada vez mais, treine sempre que possível. Fale em voz alta sobre o seu produto, isso vai ajudar bastante com a sua venda.
Leia mais: Venda com confiança: como melhorar sua oratória
3) Crie uma estratégia de comunicação
Já ensinamos aqui no Blog como criar um plano de atuação para as redes sociais. Ao ter as respostas das dicas anteriores, você perceberá como desenvolver a sua própria linha de estratégia de vendas.
Assim, Tenha um plano muito claro com todos os seus objetivos de comunicação:crie um roteiro de vendas (onde e como você vai falar com seu cliente), estabeleça quais as redes sociais pode atuar, etc. Se você não tem um plano sobre esses pontos, você precisa fazer um com urgência! A comunicação deve ser a alma do seu negócio.
4) Administre o seu trabalho
Um vendedor autônomo precisar ter um controle total das suas finanças para conseguir analisar os seus resultados. Por isso, organize-se para fazer a gestão dos seus rendimentos, propor metas de vendas e administrar todos os seus gastos.
Além disso, saiba administrar as horas em que você está se dedicando ao trabalho. Sabemos que o rendimento é baseado no seu esforço, mas a vida não é só trabalho.
Gostaram das nossas dicas para ser um vendedor autônomo? Comente se você conhece algum outro que possa auxiliar o dia a dia. Até a próxima!