Diferente do que muita gente pensa, a negociação não é uma habilidade que nasce com a pessoa. Ela é um conjunto de competências que você pode desenvolver em qualquer momento da sua vida, desde que tenha objetivos bem definidos. Para chegar neste ponto, é preciso conhecer todo o caminho e o seu perfil na hora da negociação. Neste texto, trouxemos dicas preciosas para garantir sucesso vendendo cursos!
O melhor perfil na hora da negociação
Assim, o melhor perfil é o seu! Sim, exatamente isso. Não existem fórmulas perfeitas e absolutas para o sucesso, o ideal é conhecer ao máximo sobre estratégias e adaptá-las para a sua realidade.
Vale lembrar que as características de negociadores são semelhantes para os dois lados: tanto vendedor quanto cliente. Por isso, este conteúdo também serve para você compreender mais o perfil de quem você atende.
Leia mais: Tipos de clientes: como oferecer o curso certo
1- Perfil assertivo
No perfil assertivo, a pessoa tem convicção sobre o que está vendendo ou comprando e quanto está disposto a ceder.
Além disso, o vendedor costuma ir direto ao ponto, oferecendo – sem rodeios – todos os benefícios daquele curso e instituição. Muitas vezes, usará as condições financeiras como principais atrativos. Costuma ser uma pessoa organizada, com determinação sobre suas metas e busca agilidade nas negociações.
Dicas para você: Como é a sua abordagem com clientes? Você identifica previamente as necessidades e oferece o curso na primeira conversa?
2- Perfil detalhista
Seguindo, no tipo detalhista, a negociação é pautada com números e informações. São negociadores que se atentam a todos os detalhes, inclusive usando a lógica. Do seu lado, como vendedor de cursos, é importante mostrar pormenores sobre contratos e os diferenciais de um diploma de curso superior no mercado de trabalho, por exemplo.
Por outro, o cliente com este perfil pode ser identificado pela quantidade de perguntas e a necessidade em saber todos os cenários para sentir confiança.
Dicas: Você costuma apresentar todo o fluxo de indicação para o futuro aluno? Gosta de uma negociação tranquila e segura para ambas as partes?
Leia mais: Entenda como identificar seu cliente na Educação Superior
3- Perfil estável
Para os negociadores do tipo estável, é fundamental que exista muita cautela antes de concluir o acordo. Isso significa que você informa todos os cenários possíveis para deixar o cliente mais seguro e tranquilo.
Por outro lado, se o seu cliente for do tipo estável, será necessário ter conversas mais demoradas com análises sobre as vantagens daquele curso e até os riscos, como uma possível quebra de contrato, transferência, mudança de curso, etc. Dessa forma, para ambos, a segurança será o norte para fechar o acordo.
Dica: Você evita confrontos e lida sempre com muita calma? Prefere exemplificar todos os cenários para o cliente?
4 – Perfil persuasivo
Finalmente, o tipo persuasivo tem como base o bom relacionamento. Ou seja, aproveita a própria simpatia, bom humor e carisma para conquistar o cliente. Os argumentos costumam ser mais emotivos e envolvem longas conversas pessoais. Aqui, a proximidade entre as duas partes se mistura, digamos assim, com os negócios.
Dica: Você demonstra interesse pela vida pessoal do cliente, como atividades pessoais? Compartilha momentos e objetivos com o cliente? Recebe elogios pelo seu carisma e admiração?
Leia mais: Como influenciar clientes?
Como garantir mais sucesso
Por fim, para todos os tipos de perfis, é importante se manter sempre atualizado e conectado com as demandas da Instituição de Ensino que representa. Caso ainda não conheça o Saber em Rede, cadastre-se – gratuitamente – para conhecer todas as faculdades parceiras. Você ganha comissões em dinheiro em cada matrícula realizada através da sua indicação, com autonomia e liberdade para gerenciar suas negociações.