Sonho de muitas pessoas, estudar fora do país pode ser uma realidade cada vez mais próxima e adaptável para diferentes realidades financeiras. Nesse texto, vamos divulgar os programas de bolsa de estudos no exterior e pode ser tanto para quem está no nível superior, como para você, Embaixador(a) divulgar em suas redes sociais.
Leia mais: Clube do livro: conheça 5 e aumente suas referências em literatura!
Estudar no exterior pode ser realidade
É claro que para tirar esse objetivo do papel, antes, é preciso planejamento, organização e, claro, muita pesquisa. Isso porque nem sempre as primeiras opções de estudos serão compatíveis com a maioria do orçamento da população.
Afinal, é preciso lembrar que você praticamente se mudará de país, ainda que temporariamente. Logo, os mesmos custos que tem no seu local de origem serão convertidos para uma moeda diferente, como moradia, alimentação, saúde, transporte, entre outros básicos.
Além disso, você terá outros gastos com seguro de vida (muito importante para garantir eventuais emergências) e documentação. Por isso, vamos ao primeiro passo para esse objetivo: encontrar instituições que ofereçam bolsas de estudos!
Leia mais: O que os Embaixadores dizem sobre o Programa do Saber em Rede?
Lista de programas de bolsa de estudos
1 – Fulbright Brasil
Com iniciativa do Governo dos Estados Unidos, esse programa Fulbright alcança mais de 160 países possibilitando conexões de diferentes pessoas. Esse projeto é voltado para estudantes acadêmicos, professores, cientistas, artistas e diferentes profissionais ao redor do mundo.
Os editais ficam abertos por um período, atualmente, estão abertos ou previstos em torno de 22 dedicados aos brasileiros. São disciplinas para quem deseja estudar ciências sociais, língua portuguesa, engenharia e muito mais.
2 – Fundação Estudar
Desde 1991,a Fundação Estudar oferece oportunidades tanto para quem está na graduação como na pós-graduação, focando também na liderança dessas pessoas.
Outro ramo interessante é que ela também conecta empresas com estudantes de outros países, reforçando o ponto de conexão entre as diferentes culturas. O que a tornou uma das maiores instituições nesse segmento.
Se houver interesse, já é possível se candidatar para o processo seletivo de 2024!
3 – CAPES
Entrando para a nossa lista, uma das principais organizações é a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que fomenta o estudo tanto no Brasil quanto fora, mas focado em estudantes de mestrado e doutorado.
São instituições ao redor do mundo inteiro que aceitam pela CAPES e o processo seletivo leva em consideração o projeto de estudo bem como a afinidade com a própria instituição.
Leia mais: Quais são os educadores que se destacam no Tiktok? Aprenda com os perfis!
Agora: dica de carreira!
O intercâmbio é uma fase muito importante para a vida e ter o planejamento financeiro em dia é fundamental para realizar sem passar por dificuldades. Por isso, trabalhar de maneira independente de maneira digital, pode ser um ótimo recurso tanto no Brasil quanto fora.
Conheça o Programa de Embaixadores do Saber em Rede e inclua na sua organização!