Em um mundo cada vez mais conectado com informações sobre os mais variados assuntos, ter um conteúdo que destaca é fundamental. Por isso, nesse texto, vamos trazer dicas para você criar posts que – de fato – podem engajar nas redes sociais. Acompanhe!
Leia mais: Empreendedores brasileiros para se inspirar
Por onde começar na hora de planejar suas redes sociais?
Na hora de colocar as ideias no papel, você pode ter a sensação de não saber como aplicar suas estratégias e aprendizados. Não se preocupe, pois isso acontece independente do seu tempo de carreira. Mas estamos aqui para te ajudar!
Primeiro, é importante ter em mente que o planejamento é uma espécie de guia para facilitar seu dia a dia quando estiver trabalhando e indicando novos alunos para a faculdade que representa.
Além disso, não se trata de uma obrigação segui-lo para sempre, ao contrário, o ideal é trabalhar com adaptações constantes conforme você percebe a recepção e engajamento do seu público. Sendo assim, tente não se prender totalmente, mas vá estudando os resultados enquanto implementa na prática.
Leia mais: Taxa de conversão: conheça uma das principais métricas de vendas
Como criar posts que engajam?
Não existe uma receita mágica para essa pergunta. Apesar de muitos casos de sucesso nas redes sociais tanto de empresas grandes como Netflix, Nubank, Magalu e até influenciadores que multiplicaram seus seguidores, é fato que para gerar esse tipo de conexão é preciso entender profundamente seu público.
Isso não depende do tamanho da sua empresa, autônomos, pequenas e médias empresas, também têm potencial de crescimento no meio virtual. Basta entender o seu nicho e aplicar algumas estratégias com o tempo.
1. Defina o seu público – alvo
Pode parecer genérico, mas entender as características do seu público-alvo te ajuda a criar mais conteúdos e informações que sejam alinhadas à realidade dessas pessoas.
Lembre-se que, no final das contas, muito do que as pessoas buscam por meio das redes sociais, é se sentirem conectadas com algum tipo de conteúdo.
Dica: observe e pesquise os temas que esse público mais se interessa. Como você pode levar ideias e provocações para as suas redes sociais de modo que atrai a atenção de alguém?
Leia mais: Tendências de negócios para empreender em 2023
2. Crie objetivos que consiga atingir
Esses objetivos não podem ser maiores do que você consegue alcançar. Pense no que está prático e acessível para a sua rotina de vida. Por exemplo, você quer aumentar o número de seguidores? Vale a pena seguir e interagir com instituições de ensino superior, bem como os professores, alunos e colaboradores.
De maneira orgânica, você leva a sua rede social até essas pessoas.
Por outro lado, é preciso também manter uma rotina de conteúdos para que o algoritmo da rede social entenda que seu perfil é relevante. Ou seja, por ter objetivo de interação, é imprescindível estar ativo em qualquer rede social.
2. Por falar em criação de conteúdo…
Dica de ouro: quanto mais próximo à realidade do público, mais conexão e engajamento se cria.
Isso significa que, estudar sua persona reflete totalmente na maneira como você deve criar seu conteúdo. Aproveite para desdobrar em diferentes formatos, como vídeo, post estático, animações via Canva, áudio, entre outros.
Não há limites para a criatividade nas redes sociais, por isso, aproveite as referências que você tem para se inspirar.
Leia mais: Marketing humanizado: o que é e como colocar em prática
Gostou do conteúdo? Comente para trazermos mais dicas sobre esse assunto em breve! Em caso de dúvidas, só colocar aqui abaixo!
Que conteúdo incrível, eu faço isso mas agora vai ser com essas super dicas. Muito bom!