Aqui no blog do Saber em Rede, sempre trazemos conteúdos do universo estudantil que possam contribuir com a vida dos estudantes. E um dos assuntos que mais faz parte desse universo é o ENEM.
Para ajudá-los, vamos criar uma série de artigos que dizem respeito à esse tema, que possam desmistificar o assunto e sanar todas as dúvidas que os estudantes tenham. Neste primeiro, vamos explicar o que é o ENEM. Vamos lá?
Um pouquinho de história…
O ENEM nem sempre foi como é apresentado hoje. Ele surgiu em 1998 para avaliar os estudantes que concluíam a última etapa da formação básica. A partir daí, em 2004 – para ser mais preciso – a prova se tornou uma ferramenta para o ingresso dos estudantes em instituições de ensino superior.
Mas somente em 2010, que o ENEM se tornou a principal prova , com a inclusão do Sistema de Seleção Unificada (SISU), se tornando o maior exame educacional do Brasil.
Mas, afinal, o que é o ENEM?
O ENEM é a abreviatura da frase Exame Nacional do Ensino Médio. Ele viabiliza o acesso às instituições públicas (como as universidades estaduais e federais) e também se tornou um importante meio para as faculdades privadas.
Portanto, algumas universidades usam a nota do ENEM para matricular os alunos. Ou seja, dependendo da sua nota, você não precisa prestar o vestibular. Também existem faculdades que usam como complemento aos seus vestibulares próprios, como é o caso da FUVEST (Universidade de São Paulo – USP) que concede algumas vagas para os alunos provenientes do exame, com complemento dessa nota.
Atualmente, muitas instituições concedem bolsas de estudos através do ENEM para os alunos e também é a forma de requerer junto ao governo federal o financiamento estudantil (FIES). Por isso, é preciso ter muito preparo para essa prova, pois a concorrência é altíssima.
Leia mais: Vestibular online: como funciona e quais as vantagens?
Como são as provas?
As provas são compostas com questões das áreas que integram o currículo escolar e são divididas em dois dias, normalmente dois domingos consecutivos.
Assim, no primeiro domingo, os estudantes têm que responder questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas suas Tecnologias, e fazer a Redação, totalizando 5 horas e 30 minutos.
Já no segundo, a prova é composta por questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além de Matemática e suas Tecnologias, nessa etapa, totalizando 5 horas de prova.
Leia mais: Como escolher um curso? 5 características que você deve considerar!
Além disso tudo, todas as pessoas – independente da idade – podem realizar o ENEM! Nesse artigo mostramos o que é o ENEM e qual a importância dele para o ingresso no ensino superior. Quer saber mais? Continue acompanhando os nossos conteúdos e fique por dentro de tudo o que permeia o mundo da educação aqui no Blog do Saber em Rede.
2 comentários em “O que é o ENEM?”