Nos últimos anos, o ambiente digital permitiu que a Educação alcançasse mais lugares proporcionando que as pessoas se capacitem se tornando profissionais. Porém, com as atividades voltando para o presencial, algo que muitos sentiam falta, as opções de estudo se tornaram múltiplas. Por isso, vamos explicar as diferenças entre ensino presencial, EAD ou híbrido.
Leia mais: Dicas para criar e manter uma rotina de estudo
Perspectiva dos ensinos para 2023
Em 2020, nós trouxemos aqui um texto sobre as perspectivas do ensino à distância como promissor para a maior parte dos cursos. De lá pra cá, os reflexos da pandemia adiantaram todo o cenário do EAD atestando que esse modelo também poderia ser uma ferramenta para mais formação.
Por isso, tudo indica que, sim, essa será uma modalidade a mais que você pode considerar quando escolher um curso independente da duração e atuação. Tem dúvidas de qual escolher? Acompanhe!
Vantagens e desvantagens de cada modalidade
Ensino Presencial
No presencial, como a maioria de nós já se adaptou, as atividades são realizadas na faculdade conforme a programação necessária para cada curso.
- Vantagens: a maior vantagem é o networking, ou seja, a possibilidade de você conhecer seus colegas pessoalmente, ter uma troca imediata e mais afinidade com o próximo.
- Desvantagens: por outro lado, é preciso se deslocar. Ou seja, considere o tempo de deslocamento para ir até a faculdade e voltar para sua casa. Para muitas pessoas, esse tempo no trânsito pode ser inviável.
Outra desvantagem é a pouca flexibilidade dos horários, sendo assim, caso falte, não é possível rever aulas ou compensar o conteúdo em outro período.
Leia mais: Empreendedores brasileiros para se inspirar
EAD: Ensino a distância
A modalidade digital sustentou grande parte dos ensinos nos últimos anos e, como já era uma tendência, tende a permanecer no mercado de Educação. Aqui, as aulas são gravadas e publicadas na plataforma online da própria faculdade.
- Vantagens: como as aulas são publicadas na Internet e permanecem disponíveis, você tem a possibilidade de assistir quando e onde quiser. Ou seja, é mais adaptação e flexibilidade para a sua própria rotina. Além disso, o preço também costuma ser mais em conta, sem os custos físicos da instituição de ensino, passagem, combustível, etc.
- Desvantagem: por outro lado, a dificuldade será manter o networking com colegas de trabalho e professores.
Leia mais: Conheça as profissões em alta para 2023
Ensino Híbrido
Por fim, no Ensino Híbrido, uma das tendências mais promissoras dos próximos anos une o melhor das duas modalidades, com a experiência das aulas presenciais e flexibilidade das aulas à distância
- Vantagens: as mesmas da EAD, flexibilidade para assistir aulas e realizar suas tarefas, sendo possível conciliar com trabalho e outras atividades.
- Desvantagem: diferente dos outros modelos, aqui, você precisa ter mais disciplina para se adaptar conforme as mudanças de rotina. Tenha isso em mente!
Leia mais: Tendências de negócios para empreender em 2023
No Saber em Rede, você encontra cursos em todas as áreas e em diferentes modalidades. Clique e conheça!