Os recrutadores costumam receber dezenas de aplicações quando uma vaga é anunciada, isso significa que a seleção para entrevistas – muitas vezes – é feita com uma leitura dinâmica, encontrando pontos chave. Algumas pesquisas indicam que essa leitura pode ser de até 7 segundos, por isso, é muito importante que você saiba como fazer um currículo perfeito com tudo que os recrutadores buscam!
Leia mais: Como iniciar sua carreira de freelancer na faculdade?
Para começar o currículo perfeito…
Antes de começar o seu currículo, o primeiro passo é saber exatamente quais são os cargos e funções que você pretende atuar. Outra dica para colocar em mente nesse primeiro momento é que, independente do formato, para ser atrativo é preciso estruturar claramente seus objetivos
Ou seja, mostrando que a sua experiência combina com as características daquela vaga/empresa, você pode ter vantagem na hora da escolha. Vamos entender como?
Leia mais: Descubra como desenvolver sua criatividade para o mercado de trabalho
O que os recrutadores buscam em um currículo?
Para além de todo o alinhamento, é fato que o material serve como uma vitrine do seu perfil e do seu histórico. Para destacar seus melhores momentos, algumas técnicas são fundamentais, como:
1- Palavras-chave do anúncio da vaga
É comum que algumas empresas utilizem ferramentas de automação na leitura de currículos, como aqueles digitais que você cria em alguma plataforma. Por isso, essas palavras mostram que está mais relevante para combinar com a vaga.
Importante lembrar: não é para usar aleatoriamente, ao contrário disso, leia atentamente a descrição da vaga e use palavras-chave que estão ali no seu próprio currículo, principalmente, nos objetivos.
Leia mais: Como escolher a profissão certa?
2- Não tenha apenas 1 currículo
Quando falamos sobre criar um currículo para cada tipo de cargo que você aplica, significa aumentar as possibilidades de contratações. Isso não é “mentir” sua experiência, ao contrário, é mostrar que sua carreira é multidisciplinar.
Algumas vezes, os cargos têm nomes diferentes conforme cada empresa, porém seguem escopo de atuação semelhantes.
3- Seu objetivo em primeiro lugar
Deixe seu objetivo para aquela vaga logo no início de modo que chame a atenção dos recrutadores. Essas informações precisam ser bem concisas, curtas e claras, resumindo qual é o seu plano na carreira.
Leia mais: Independência financeira para mulheres: empreendedorismo com a Educação
4- Formato simples e resultados em destaque
Muitas plataformas de vagas geram um arquivo pdf completo com as informações que você incluiu ali. Porém, caso deseje criar um do zero, procure modelos e adapte personalizando o seu. O ideal é que seja uma estrutura simples, por exemplo:
-Nome/ Telefone
-Nome do cargo que deseja atuar
-Objetivo: em até 3 linhas
-Resumo da sua experiência: também em até 3 linhas
-Histórico profissional: nome da empresa que trabalhou anteriormente, data de início e fim, principais atribuições
-Histórico escolar: principais formações
-Extra: prêmios, artigos e outras informações que considere relevante
Leia mais: Aprenda a diferença entre MBA e Pós-graduação
Por fim, tenha noção que quanto mais você pesquisar currículos e participar de seleções, mais fácil será criar o seu currículo perfeito! Tem mais dúvidas sobre esse tema? Compartilhe aqui com a gente!