O LinkedIn é uma rede social voltada para profissionais e empresas. Ou seja, um espaço para compartilhar e buscar vagas de trabalho, descrever a sua vida profissional e entender sobre o mercado e atualizações. Por ser um espaço com pessoas ávias pra se manter atualizadas, é super importante que os Embaixadores saibam como vender cursos pelo LinkedIn.
Isso porque você encontra diferentes níveis de interesse, por exemplo, desde as pessoas que não têm formação superior até as que já possuem pós-graduação, e a maioria delas – senão todas – buscam atualizações constantes. Podendo ser cursos técnicos, segunda graduação, MBA, idiomas e cursos livres.
E ninguém melhor do que você, Embaixador e Consultor da Educação, para falar com autoridade com esses potenciais formandos.
Leia mais: Dicas para vender cursos nas redes sociais
Desvendando o LinkedIn
Ele é a junção de um currículo com um portfólio. Os usuários incluem toda a sua formação acadêmica, experiências profissionais, premiações e publicações. Além de ser possível escrever artigos sobre seus trabalhos, compartilhar ideias e se candidatar para vagas de emprego.
Para ter noção da importância do LinkedIn, grande celebridades, como Bill Gates e Brené Brown, relatam periodicamente sobre suas experiências e cenários. Assim como a maior parte das grandes empresas também utilizam a rede social para divulgar vagas, conteúdos de opinião, seus profissionais e as características do ambiente. Além das universidades e escolas que publicam os cursos disponíveis e novidades da vida acadêmica.
Dessa forma, os usuários criam conexões por interesse comum em determinadas áreas e, inclusive, com pessoas de Rh de empresas onde gostariam de trabalhar.
Saiba com quem falar e vender
Você pode analisar o perfil das suas conexões para entender em que fase de estudo estão. Veja algumas dicas para analisar antes de abordar uma pessoa:
- a formação acadêmica
- idiomas que tem conhecimento/domina
- se possui pós graduação
- se a área que a pessoa é formada permite um MBA
Esses direcionamentos ajudam ajudam você a criar uma estratégia diferenciada de conversa com cada uma das suas conexões e vender os cursos de forma assertiva Por exemplo, caso a pessoa não tenha uma pós e seja da área de comunicação, analise o perfil dela, tente entender se um MBA em Marketing seria o ideal ou em comunicação interna. Compreenda as variações do mercado de trabalho para trazer opções cada vez mais alinhadas.
Isso você pode ver de acordo com a função específica que ela exerce no momento e há quanto tempo.
Conexões, atividades e recomendações
É imprescindível que você tenha conexões, adicione as pessoas aos poucos. Pode começar com as que você conhece, que trabalham no Saber em Rede e estão no LinkedIn, com pessoas que estudaram e/ou trabalharam com você.
Faça publicações relevantes: leia sobre o mercado de trabalho e educação. Vale a pena discorrer um post ou artigo sobre como a educação pode ajudar as pessoas a superarem situações difíceis. Acompanhe notícias sobre as mudanças tecnológicas e a velocidade com que o mundo se transforma, este conteúdo enriquecerá a sua presença digital como Embaixador e Consultor.
Peça para que as pessoas para as quais você já vendeu um curso recomende você no LinkedIn. Isso é uma ação super importante, pois a recomendação mostrará que você realmente tem autoridade sobre a consultoria em educação que presta em nome do Saber em Rede.
Leia mais: Saber em Rede: por que ser um embaixador da Educação?
Invista no seu perfil para ser autoridade
Para vender pelo LinkedIn, além das conexões e recomendações, é importante ter uma boa foto. Perfis com foto têm 21 vezes mais chances de serem visualizados e a média de respostas das mensagens é 40% maior, segundo o RD Station.
Além disso, o seu resumo é a antiga carta de apresentação. Agora, é mais moderna, como se fosse o pitch de 30 segundos. Por isso, escreva de maneira correta, fale sobre como você ajuda as pessoas a realizarem o sonho de estudar, alcançar novos ares e objetivos a partir disso.
Curtiu saber algumas práticas para vender pelo LinkedIn? Esse conteúdo é o segundo de uma série que visa ajudar você a usar as redes sociais para vender cursos. Se ainda não é um Embaixador, acesse o Saber em Rede e faça parte da equipe de embaixadores mais independentes do mercado. Até o próximo artigo!
5 comentários em “Aprenda a vender cursos pelo LinkedIn”