Sempre reforçamos como é importante que você busque atualização sobre as práticas de vendas. Isso porque o estudo e experimentação podem te ajudar com mais ideias e, claro, mais retorno financeiro ao longo do tempo. Vamos mostrar 4 dicas para vender cursos de forma criativa!
Leia mais: Por que o Marketing Pessoal é importante para a sua carreira?
Vender com criatividade
Primeiramente, ao contrário do que se pensa, a criatividade não é uma habilidade que nasce com a gente. É questão de prática e treinamento como outros exercícios. Quanto mais experimentar ideias criativas, mais desprendido você será.
Vamos propor um exercício para este texto: antes de continuar, pense em pessoas que você conhece e admira que têm sucesso em vendas nas redes sociais. Vale lembrar que vender não significa, necessariamente, um produto ou loja, pode ser alguém que ministra cursos online (financeiros, por exemplo) ou até a prestação de um serviço.
Pronto, tente observar quais são as estratégias criativas que estas pessoas utilizam em seus canais e serviços para ter sucesso. Lembre-se: todo mundo pode ser um ótimo vendedor(a), independente do tipo de negócio. Como faremos? Veja dicas de como vender cursos de forma criativa!
1- Tudo é válido
Livros, estudos, acompanhar nomes da área de vendas são importantes para uma visão tática, claro. Porém, consumir diferentes tipos de cultura também vai ajudar a abrir sua mente para novas formas de comunicação. Afinal, todo conhecimento é válido.
Zuckerberg aproveitou a ideia de criar o facebook quando participava de festas da fraternidade da sua faculdade. Então, olhe ao redor e enriqueça sua mente de diferentes tipos de conteúdos. E, claro, saiba utilizá-los!
Leia mais: 3 dicas para começar sua carreira como Embaixador(a)
2 – Ligue as ideias com as vendas
Seguindo com o ponto anterior, tente observar os tipos de associações que você pode fazer no seu trabalho. Existe algum tema que vale a pena abordar? Filmes para associar com o curso que pretende vender? Ou mais: o que está rolando nas redes sociais que você pode aproveitar para gerar seu conteúdo de vendas?
A criatividade é a ligação de todas as suas ideias com suas estratégias, inspirando mais originalidade e confiança para os clientes. O Youtube surgiu a partir da inquietação de 2 jovens, Hurley e Chen, que queriam ver vídeos sem precisar baixar, em 2005, um período em que demoravam horas (às vezes dias) para assistir um filme.
3 – Crie o hábito da curiosidade
Como mencionamos anteriormente, tudo é questão de treino, hábito. Seja uma pessoa curiosa sobre tudo que está ao seu redor e, principalmente, sobre o tipo de cliente que busca cursos com você. Quais são as histórias em comum? As mais emocionantes? E os desfechos?
Retomando aqueles nomes de vendedores que admira, como é o conteúdo deles nas redes sociais? Quais são as associações e histórias que contam? Pensar perguntas assim te ajuda a entender as estratégias de outras pessoas e adaptá-las às suas quando estiver vendendo cursos!
Leia mais: Aplicativos essenciais para Embaixadores
4 – Apaixone-se por vendas
Por fim, apaixone-se por vender cursos. Sim, parece óbvio, mas, com certeza, as pessoas que você listou no início deste texto são apaixonadas por influenciar pessoas (de forma positiva) e solucionar problemas com seus produtos/serviços. Então, vista essa camisa sobre o que você está proporcionando para a sociedade: a possibilidade de mais estudo e conhecimento. Você é capaz de mudar realidades!
Vamos colocar a criatividade em prática!
Vender de forma criativa já não é mais um bicho de sete cabeças, né? Todo mundo é capaz de começar agora mesmo! Então, hora de colocar em prática. Acesse o site do Saber em Rede e faça o seu cadastro (caso ainda não tenha, é gratuito e não há nenhuma mensalidade!). Ou confira todas as oportunidades da sua Instituição de Ensino e crie conteúdos para divulgar em todas as redes sociais ou whatsapp!