A Universidade é um terreno fértil para ideias. Lá, normalmente, se desenvolve pesquisas que mudam o mundo. Também são instruídas pessoas que têm real motivação de fazer a diferença. Por isso, pergunto, por que não unir o útil ao agradável e usar toda essa energia para empreender na faculdade?
Embora o termo empreendimento esteja bem comum atualmente, não é toda pessoa que tem a coragem de começar um novo negócio. É uma tarefa árdua e com certeza, um caminho difícil a ser trilhado.
Mas escolher empreender enquanto ainda é universitário tem as suas vantagens. Uma delas é usar o dinheiro ganho para pagar as mensalidades.
Leia mais: Boas práticas para empreender na faculdade
O que é empreender?
Acho que o primeiro passo é entender um pouco sobre empreendedorismo. Para se tornar um empreendedor é preciso ter diversas habilidades, incluindo ser apaixonado pela sua ideia. As pessoas se contagiam quando escutam uma boa ideia. Por isso, é preciso ter brilho nos olhos para realizar um sonho e atingir seus objetivos, tendo como motor a dedicação. É preciso ter muita força de vontade para colocar em prática todas as ideias para o projeto.
Uma forma muito famosa e utilizada por diversos universitários para empreender na Universidade é com a venda de doces na sala de aula. Você não imaginaria que essa é uma maneira de empreender, né? Mas é. Se usar um pouco mais de criatividade, é possível criar um produto único e uma marca potente para vender o seu docinho.
Um grande exemplo de pessoas que empreenderam na faculdade é o Mark Zuckerberg. Ele mesmo, o criador do Facebook! Quando estudava na Universidade de Harvard, em 2004, ele e seus amigos Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, lançaram o Facebook. A princípio a rede social era usada para conhecer as pessoas do campus que eles estudavam, mas a rede social se expandiu e hoje é conhecida no mundo inteiro.
Quais as vantagens de empreender na faculdade?
1. A universidade é o ambiente certo para desenvolver ideias. Isso porque pode-se contar com o auxílio dos professores para orientar nos erros e acertos.
2. Para quê terminar o curso para começar a ganhar dinheiro com o conhecimento adquirido? Ao empreender durante a faculdade, pode-se começar a ganhar dinheiro sem ter o diploma em mãos.
3. Um dos maiores ganhos da universidade, com certeza, é o networking. Na faculdade é possível criar conexões que podem durar a vida inteira. Por isso, use os seus amigos para ajudar na divulgação do seu negócio. Networking é a chave do sucesso!
Leia mais: 5 dicas de empreendedorismo para estudantes
Você sabia que o Saber em Rede também é uma forma de empreender? Você pode ganhar uma excelente comissão com a venda de cursos, com horário flexível para trabalhar quando puder e sem metas exaustivas. Aliás, autonomia e independência são vantagens de destaque, você pode ser o seu próprio chefe.
Agora que você conhece um pouco sobre empreender na faculdade, que tal se tornar um embaixador Saber em Rede? Para entender como funciona, entre em contato conosco!
2 comentários em “Universitário e empreendedor: como conciliar estudos e o próprio negócio”