Você já ouviu falar em soft skills? Nos últimos anos, as inovações do mercado de trabalho não foram apenas tecnológicas, mas em gestão pessoal também. E é nessa área que as “habilidades suaves” (tradução literal) surgiram para aprimorar o desenvolvimento de equipes e pessoas.
No geral, os métodos para avaliar um profissional são divididos em 2 áreas: hard skills e soft skills. As primeiras são as técnicas, aquelas de capacitação e muito estudo. As segundas dizem respeito à sua personalidade e comportamento. Ambas são extremamente importantes para te tornar apto para o cargo dos sonhos.
Leia mais: Carreira: como se preparar para o mercado de trabalho?
O que são soft skills?
Continuando, engana-se quem pensa que apenas conhecimento técnico e teórico são suficientes. De acordo com o site de recrutamento CareerBuilder, cerca de 77% das empresas consideram que as habilidades sociais são tão importantes quanto.
Dessa maneira, quanto mais positivamente um profissional lida com suas emoções em situações adversas, tanto em grupo quanto sozinho, mais sólidas serão as suas soft skills.
Elas te preparam para resolver problemas e procurar soluções por conta própria, além de (um ponto muito importante), serem transferíveis para outros colaboradores. Ou seja, uma equipe se torna dinâmica, maleável e resiliente.
Por isso, trouxemos neste artigo um conteúdo básico para você entender o que são as soft skills, a importância e como desenvolvê-las para o mercado de trabalho.
Leia mais: Marketing de conteúdo: como usá-lo a seu favor para aumentar vendas de cursos
Como aprimorar as suas soft skills?
Embora muito importantes, você pode pensar que são difíceis de mensurar ou serem desenvolvidas, certo?
De certa forma, sim, pois são competências subjetivas ligadas à personalidade e vida de alguém, como suas experiências, aprendizados e dificuldades. E, sabendo disso, será mais fácil identificar e fortalecer as suas. Veja alguns exemplos:
1 – Inteligência Emocional
Uma das mais importantes pois envolve sua maneira de lidar com as emoções, bem como frustrações e ambições.
2 – Trabalhar sob pressão
Em todas as áreas da vida trabalhamos com objetivos definidos. Seja na faculdade, no seu trabalho como Embaixador(a) do Saber em Rede, na vida pessoal, etc.
Nas empresas, essas expectativas costumam ser mais altas e é preciso saber guiar as emoções no dia a dia.
Leia mais: Storytelling para Embaixadores: aprenda a construir histórias que encantam e vendem
3 – Comunicação
Outra soft skill fundamental é a comunicação clara e concisa. Afinal, não se trata apenas do que uma pessoa fala, mas de todo o conjunto de entendimentos, uma troca de informações. Por isso, é preciso ter empatia, atenção e compreensão.
Coloque em prática!
Por fim, estas são algumas das soft skills mais conhecidas. Você pode pesquisar pelo termo no Google e encontrar uma variedade de informações, mas o importante é colocar em prática o seu desenvolvimento!
Sendo assim, faça uma autoavaliação, pergunte às pessoas próximas e colegas de trabalho sobre suas qualidades, estude novas referências sobre cada uma (vale livros, artigos, entre outros) e crie conexões de tudo que aprendeu com suas práticas no trabalho.
Ah, claro, todas as dicas são válidas para quem quer decolar no time de Embaixadores do Saber em Rede. Indique novos alunos e ganhe comissões em dinheiro agora mesmo!