Devo entrar na faculdade novamente? Não estou muito velho para fazer outra graduação? Quatro anos, de novo? São perguntas que permeiam pessoas que pensam em fazer uma segunda graduação. Apesar de parecer mais desafiador, neste post, tentaremos ajudar você a entender quais são as vantagens de optar por seguir com outra faculdade.
Leia mais: Como escolher um curso? 5 características que você deve considerar!
Relato pessoal
Esse post será diferente, falarei em primeira pessoa. Sou Aline Barreto, tenho 35 anos e estou no sétimo semestre da minha segunda graduação. Dessa vez, licenciatura em História.
Eu me formei em Jornalismo em 2006. Naquela época, tinha 20 anos e uma graduação nas costas. Entrei muito cedo na faculdade, tinha somente 17 anos. Acredito que me faltaram informações e maturidade para decidir qual curso seguir. Não levei em consideração as dificuldades do mercado e, muito menos, quais os objetivos para a minha vida profissional. Optei por Jornalismo porque gostava de escrever. Fui a primeira pessoa graduada da minha família, então não tinha alguém próximo para me orientar. Estudei a vida inteira em escolas públicas e não tive orientação vocacional. Ou seja, a escolha foi minha.
Ao me formar, tive que lidar com a necessidade de trabalhar e a dificuldade do mercado. Como unir os dois mundos? Durante a faculdade não pude fazer os estágios na minha área, porque era bolsista e trabalhava para a prefeitura da minha cidade para pagar a faculdade. Ganhei diversos insumos para minha vida profissional e não tinha emprego para desempenhar.
No fim, encontrei minha vida na Publicidade. Eu tenho mais de 10 anos nesse mercado, criando conteúdo e me desenvolvendo em diversos segmentos dessa área. Me consolidei como redatora de conteúdo e especialista em Marketing Digital, além disso tenho histórico de criar e desenvolver soluções para grandes marcas.
Atualmente, por ironia do destino, trabalho em um jornal chamado Brasil de Fato e lá, supervisiono uma equipe de redes sociais, criando conteúdo em tempo real na internet. Além disso, também escrevo aqui para o Saber em Rede e entre outros clientes.
Mas sempre me faltou alguma coisa. Eu precisava fazer algo por mim. A vida na Publicidade me abriu portas incríveis, mas não estava satisfeita.
A minha segunda graduação
Quando decidi fazer uma segunda graduação, eu estava insatisfeita com o mercado publicitário e precisava desenvolver algo que pudesse mudar a realidade das pessoas. Foi aí que pensei que eu deveria voltar a faculdade. Mas estudar o quê?
Na minha primeira graduação, escolhi por afinidade. A segunda foi por ideologia. Escolhi Educação porque acredito que somente a Educação pode mudar as pessoas. História foi o curso que escolhi por empatia; é analisando o passado que podemos criar uma nova estrada para o futuro.
“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” – Paulo Freire
Mas eu não tinha tempo para cursar uma faculdade diariamente. A vida em uma agência de publicidade era bem complicada: tinha hora para entrar e quase nunca hora para sair. Por isso, escolhi a educação a distância. Ao cursar EAD eu tinha mais flexibilidade para os meus horários e não precisaria me preocupar com o tempo, porque eu estudava nos meus horários vagos. A princípio foi complicado assumir essa responsabilidade, mas com o tempo, criei o hábito de estudos.
Dicas para você fazer a sua segunda graduação
- Não se preocupe com a sua idade: não há idade certa para cursar uma nova faculdade;
- O mercado de trabalho tende a olhar com bons olhos para quem começa a estudar em um novo curso;
- Naturalmente, o seu currículo se destaca quando se tem duas graduações;
- Empenho e dedicação: são os elementos que você precisa para cursar uma nova graduação, principalmente se for EAD;
- Estude como você pode compor a sua primeira graduação com a segunda graduação; sempre há um mercado para novos especialistas;
- Escolha por uma faculdade que seja aberta ao diálogo;
- Seja feliz, isso é o que importa.
Leia mais: Educação a distância em tempos de coronavírus: o que esperar para o futuro?
Hoje, após três anos estudando EAD, indo para o último ano, posso garantir que foi a melhor escolha da minha vida ter entrado na faculdade novamente. Espero que o meu relato ajude a você se decidir se deve iniciar um novo curso. Aqui, no Saber em Rede, há uma lista de faculdades que podem te ajudar nessa sua escolha. Boa sorte!