Nas últimas décadas, o mercado de educação vem se estruturando conforme as exigências da própria sociedade. Acessibilidade, temas sociais e uso de novas tecnologias são alguns dos exemplos importantes dessas mudanças. E nesse sentido, hoje vamos falar como funciona o método de ensino da sala de aula invertida. Acompanhe!
Leia mais: Ensino Híbrido: entenda as vantagens e desvantagens
E se contássemos que existe um método em que alunos já chegam sabendo a matéria e conseguem compartilhar diferentes conhecimentos entre si antes mesmo da parte didática? Sim, existe e se chama “sala de aula invertida” ou “flipped classroom”. Veja como é:
Como funciona a sala de aula invertida
Diferente do modelo tradicional em que alunos se tornam mais passivos, na aula invertida, o processo é mútuo e mais dinâmico com foco na participação ativa de todos os envolvidos.
Para isso, um dos recursos utilizados é a tecnologia, tornando o método muito utilizado no ensino híbrido.
Sendo assim, o professor prepara, antecipadamente, o material com provocações específicas para que todos levem uma visão crítica de acordo com o tema. São questionários, resolução de problemas, estímulo à reflexão, entre outras atividades.
Leia mais: Quais são os países que mais investem em educação? Veja a posição do Brasil
Sala de aula invertida na prática
Continuando, o uso da tecnologia no processo crítico, tende a aumentar a chance da informação ser entendida e empregada, com o recurso de pesquisas e registros digitais.
Mas, assim também para quem acompanha apenas o conteúdo virtual, a dinâmica da aula invertida não se torna tão vantajosa, pois ela tem como premissa a troca e experimentação prática no presencial. Esse momento é fundamental!
Vantagens da aula invertida
São muitas as vantagens encontradas no dia a dia dessa metodologia, entre elas, o aprendizado no tempo do aluno. Os alunos desenvolvem e assimilam o conteúdo dentro do mesmo ritmo, colaborando mutuamente nas experiências. Isso já é um fator diferente do tradicional, em que todos apenas acompanham a explicação simultaneamente.
Outro diferencial é a flexibilidade do aprendizado ao longo do tempo, pois não há regras pré-estabelecidas. O professor pode guiar as aulas em diferentes atividades como, a leitura silenciosa, grupos de estudo e desenvolvimento de projetos seguindo o que os próprios alunos estão solicitando.
Por último, também há a colaboração constante entre o grupo. Essa constante construção da participação proporciona a visão crítica e ativa dentro das mudanças da sociedade, um fator importantíssimo também no mercado de trabalho.
Leia mais: 5 cursos de Pós-Graduação para quem quer empreender
Agora, queremos saber a sua opinião sobre a sala de aula invertida! Já conhecia esse método e tem algum relato interessante para compartilhar aqui? Comente abaixo sua experiência.
Aproveite para conhecer mais dos nossos Embaixadores da Educação e aprenda como ganhar comissões em dinheiro indicando novos alunos para Instituições de Ensino. Afinal, acreditamos na educação como mudança para o futuro!