Você mal terminou a sua graduação e já perguntam qual pós vai fazer? Essa “pressão” é explicada pela velocidade com que o mercado de trabalho busca profissionais cada vez mais capacitados. Por isso as vantagens e expectativas em fazer uma pós-graduação são tão reais.
Mas não crie nenhum tipo de preocupação ainda. Este conteúdo vai ajudar você a entender como esse universo de Ensino Superior funciona e porque ele é importante.
Leia mais: Profissão do futuro: quais são as mais promissoras?
Por que fazer uma pós-graduação?
Antes de entender os motivos que para fazer esse investimento, é necessário descobrir o que exatamente é e os tipos de cursos que estão disponíveis. Portanto, essas explicações começam agora!
O que é pós-graduação?
Como o nome já sugere, é uma formação acadêmica e profissional que só pode ser realizada depois de ter o obter o diploma de bacharel, licenciado ou tecnólogo. Ou seja, depois de se formar em alguma modalidade da graduação.
Existem diversas opções de cursos disponíveis e a grande maioria não exige um curso primário específico. Uma jornalista, por exemplo, pode fazer uma pós em gestão de pessoas. No entanto, isso muda em casos específicos, como as residências médicas que são direcionadas para médicos e cientistas da saúde.
As vantagens em fazer uma pós-graduação
Há mais de um objetivo em fazer uma pós:
- aprofundar conhecimentos;
- crescimento profissional;
- atualização das habilidades;
- redirecionamento de carreira;
- desenvolvimento pessoal.
Por isso, todos esses motivos levam à principal vantagem de fazer uma pós: estar à frente no mercado de trabalho. Cada vez mais competitivas e agressivas, as vagas de emprego buscam profissionais extremamente qualificados e atualizados, sendo assim o certificado da graduação talvez não seja o suficiente. Se você quer se destacar, conquistar promoções e bons salários, o ideal é realizar uma pós.
Além disso, se a sua intenção é seguir carreira lecionando, a maioria das universidades exige uma pós-graduação para que você possa dar aula nos cursos oferecidos. Algumas delas, inclusive, só aceitam mestres e doutores no corpo docente.
Os diferentes tipos de pós-graduação
Parece simples escolher o curso depois de finalizar uma graduação. Mas antes de tomar essa decisão é preciso entender que há duas linhas diferentes.
A primeira, lato sensu, permeia o sentido amplo e trabalha o conhecimento que pode ser aplicado no dia a dia. Aqui, não há detalhes teóricos, mas técnicos, com metodologias aplicadas. Assim, especialização e MBA são exemplos de cursos nessa linha.
A segunda é a stricto sensu, que significa sentido restrito e é voltado ao conhecimento para pesquisa, com foco científico e acadêmico. Como por exemplo, os cursos de mestrado e doutorado.
Leia mais: Pesquisa científica: qual a importância para a sua carreira?
Vamos recapitular? Fazer uma pós-graduação pode proporcionar as melhores vagas de emprego, salários mais altos e promoções mais rápidas. Além de ajudar você desenvolvendo os seus conhecimentos, suas habilidades e se mantendo atualizado.
Você tem dúvida sobre qual pós realizar? Já escolheu a Instituição de Ensino? No Saber em Rede você encontra diversas áreas para se aperfeiçoar. Confira!