Já vimos, aqui no Blog, algumas técnicas práticas que podem ajudar na hora de vender um curso. Hoje, vamos pensar com uma perspectiva diferente: a psicologia de vendas. Como aproveitar alguns gatilhos da psicologia para indicar os cursos perfeitos para os objetivos de um estudante? Confira neste texto!
Leia mais: Universitário e empreendedor: como conciliar estudos e o próprio negócio
O que é psicologia de vendas?
Psicologia de vendas é uma técnica que analisa o comportamento do cliente ou potenciais clientes. É uma grande aliada para definição de técnicas que utilizam gatilhos mentais para despertar o desejo de compra. Ou seja, na prática é uma forma de oferecer produtos que atendam a necessidade do cliente.
Dentre as vantagens, a psicologia de vendas pode ajudar a criar um relacionamento mais próximo com o cliente, possibilita um atendimento personalizado, contribui para a fidelização do cliente e isso impacta diretamente o quão bem ele fala do seu produto/venda e estimula a criatividade nas vendas.
1) Quais os valores emocionais?
Falar de um curso universitário é lidar com o sonho da pessoa se formar, uma mudança significativa de carreira ou melhores salários no mercado de trabalho. Seja sonho, carreira ou dinheiro, os três fazem parte do valor emocional do seu cliente.
Por isso vale sondar o seu cliente para identificar qual o objetivo dele e fazer o seu discurso de venda baseado neste valor emocional.
2) Não perca esta oportunidade!
Por incrível que pareça, falar “sua última chance”, “não perca esta oportunidade” ou “última vaga” gera um gatilho mental nos consumidores. Isto porque o medo de perder é um gatilho mental.
Por isso, sempre demonstre a oportunidade incrível que o cliente está perdendo se não fechar o curso com você.
3) A arte de persuadir
Uma das principais habilidades de um bom vendedor é a arte de persuadir. Mas não ache que essa é uma capacidade nata das pessoas, ela pode sim ser desenvolvida. Por isso, foque sempre na sua segurança para apresentar os cursos, tenha uma linguagem corporal possível, evite falar em gírias e faça gestos que mostre calma e segurança.
Além disso, saiba todas as informações do curso na hora de vender e tente ser o mais natural possível.
4) Esteja presente
Todo mundo gosta de ser bem atendido. Por isso, ser um vendedor atencioso e próximo, em que tire as dúvidas quando elas surgem, faz com que o cliente sinta-se bem assessorado por você.
Seja gentil! Se acaso o cliente ainda está indeciso, faça um acompanhamento dele. Para a psicologia de vendas, atenção e disponibilidade são peças chaves para o cliente ter uma boa experiência de compra e para você se tornar a primeira opção de compra dele.
Leia mais: Entenda tudo sobre vender como um Embaixador(a) afiliado!
Gostou de conhecer sobre a psicologia das vendas? Se tiver mais alguma dica, faça o seu comentário! E se ainda não é um Embaixador Saber em Rede, acesse o site e faça parte da equipe de embaixadores mais independentes do mercado!