Acredito que ninguém esperava que o ano de 2020 fosse tão incerto. Com a pandemia do novo coronavírus, as tendências digitais, como home office, ensino à distância e vendas somente por e-commerce, passaram a ser vitais para a sociedade. Com isso, mudaram-se as prioridades no mercado de trabalho. Vamos conhecer um pouco sobre as profissões promissoras para 2021.
Leia mais: Saber em Rede: por que ser um embaixador da Educação?
Com essa necessidade de estarmos conectados e cada vez mais tecnológicos, é preciso se abrir para novas possibilidades de ensino e se especializar. No site Saber em Rede você encontra cursos de instituições parceiras em todas as áreas de ensino.
1) Profissionais da saúde em geral
Os profissionais que estão na linha de frente são os mais necessários para vivermos os tempos atuais. A saúde precisa muito de pessoas habilitadas para trabalhar cuidando da sobrecarga de pacientes nos postos de saúde, clínicas e hospitais.
Além disso, em tempos de pandemia é mais do que importante termos profissionais especializados em setores críticos, como atendimento emergencial e em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Também são requisitados os profissionais para reabilitação da covid-19, como enfermeiros e fisioterapeutas.
2) Tecnologia da Informação
Nunca estivemos tão conectados, seja pelos celulares ou no trabalho e ensino à distância. A tecnologia é um setor em alta e fundamental para esse período em que o ambiente virtual se tornou uma alternativa para evitar a propagação do Covid-19. Mesmo que muitas empresas já estejam retornando ao trabalho presencial ou as escolas já tenham permissão dos governos para o retorno das aulas presenciais, nem todas as pessoas aderiram a essas novas realidades.
Por isso, profissionais de TI, como engenheiros da computação, engenheiros de software, desenvolvedores de front-end, back-end, profissionais responsáveis pela experiência do usuário (UX), segurança digital e entre outros, estão em alta.
3) Farmacêuticos
Qual o sonho de todo cidadão do mundo no último ano? Uma vacina! Quem a desenvolve são os pesquisadores, médicos e farmacêuticos. Por isso a demanda por este profissional, para a elaboração de uma nova vacina e também na produção de forma industrial todas as vacinas que serão aplicadas nas pessoas.
Esse é um mercado rico para farmacêuticos e também químicos, engenheiros químicos, biomédicos e biotecnólogos.
4) Especialistas em e-commerce
Com o isolamento social, o comércio foi prejudicado. Com as baixas vendas, muitas empresas fecharam e outras tentaram se adaptar a uma nova realidade: o comércio online. Por isso, os especialistas em e-commerce são bem requisitados para estruturar as lojas online.
Os profissionais mais requisitados para fazer isso são: técnicos de logísticas, analistas de estoques, analista de e-commerce, design gráfico, gerente de e-commerce e entre outros.
Leia mais: 4 dicas para ser um bom vendedor dos cursos do Saber em Rede
5) Especialista em Marketing Digital
A necessidade de vender na internet fez muitas empresas tentarem se adaptar durante a pandemia. Uma maneira eficaz e muito utilizada foi criar canais de comunicação na internet. As redes sociais se tornaram fundamentais nesse movimento.
Para criar conteúdo na internet e chamar a atenção para o negócio, é preciso estruturar um marketing digital. Por isso, profissionais como gerente de mídias sociais, produtores de conteúdo, redatores, design gráfico, consultor de marketing digital e especialista em branding são importantes para esse desenvolvimento.
Agora que você já conhece as profissões promissoras para 2021, acesse o Saber em Rede e conheça todas as nossas instituições parceiras ou faça parte da nossa equipe de embaixadores!