Antes de começarmos este texto, é importante entender que a profissão de autônomo se refere às pessoas que exercem suas ações de forma independente, por conta própria. Por isso, se por um lado a atuação liberal atrai a maioria das pessoas por conta da autonomia, por outro, a rotina diária, sem monitoria, pode desmotivar ao longo do tempo. Por isso, é importante aprender a contornar desafios da carreira.
Autônomo: Embaixador(a) da Educação
Da mesma maneira que qualquer outra profissão passa por desafios, ser autônomo também exige muito jogo de cintura durante a carreira. E, claro, independente do tamanho do negócio (seja uma grande, média ou pequena empresa) ou do formato do serviço, os desafios são semelhantes.
Como por exemplo, a estabilidade financeira. Não contar com um salário fixo mensalmente e uma rotina de trabalho aberta podem ser os principais para todas as pessoas. Por outro lado, a flexibilidade de horário, liberdade para tomar as próprias decisões são vantagens que valem a pena investir tempo de trabalho. Neste texto, vamos dar dicas para você equilibrar ao máximo e não passar perrengue.
Leia mais: 3 dicas para começar sua carreira como Embaixador(a)
Gestão do seu tempo
Continuando, assuma as responsabilidades dos seus próprios objetivos. Por aqui, sempre damos dicas de organização de tarefas e demandas. Você pode aproveitar o conteúdo para começar a planejar suas responsabilidades dentro do seu tempo disponível para o trabalho de Embaixador(a).
É preciso dividir o tempo de diversão com a atuação de Embaixado(a) e, ainda, com o trabalho principal (caso você tenha outra profissão). Para isso, aproveite as plataformas para gerenciamento de atividades, como Trello, Slack, agendas e outras ferramentas, sejam online ou não.
Alcance novos clientes
Novos clientes estão em todos os lugares, basta saber impactá-los. E este é um desafio constante para todos os profissionais autônomos. Para isso, o marketing digital contribui como ferramenta fundamental na hora de aumentar a visibilidade do seu nome. Afinal, atualmente, quando precisamos de produtos ou serviços, é na internet que buscamos!
No entanto, quando falamos de marketing digital, significa ir um pouco mais além: é a criação de conteúdo. É preciso que você use todos os recursos digitais das redes sociais ao seu favor, como publicações de posts, vídeos e informações sobre cursos da faculdade que representa.
Dicas para começar:
- Crie uma identidade visual nas suas redes sociais;
- Seja uma presença ativa em todas;
- Interaja de forma sincera, atendendo todas as pessoas dentro de um bloco de horário estabelecido por você.
Leia mais: Como indicar cursos na plataforma do Saber em Rede
Mantenha-se por dentro do mercado de Educação Superior
É de suma importância que você esteja por dentro de tudo que acontece na Educação Superior, principalmente, sobre a sua Instituição de Ensino. Pautas como modalidades, novos cursos, grades, corpo docente, reformas estruturais, e por assim vai. Tanto por dentro da faculdade quanto na área da Educação em geral.
É hora de colocar em prática! Aproveite para divulgar cursos da sua Instituição de Ensino em nosso site. Já tem alguma pessoa interessada em estudar uma graduação? Indique através do Saber em Rede e ganhe a comissão em dinheiro.