O ano de 2020 será marcado pelo impacto da COVID-19 em todas as esferas da sociedade, principalmente, na educação.
Como vimos, inúmeras instituições fecharam seus espaços como medida de proteção para a sua comunidade acadêmica. Nesta situação, a educação a distância se tornou a principal ferramenta para que as pessoas não interrompam seus estudos e mantenham o calendário em dia.
Bom, acontece que muitos estudantes não tiveram, anteriormente, alguma disciplina em EAD e sentem dificuldades em se adaptar para manter os conteúdos em dia. Se esse é o seu caso, vejas as dicas que selecionamos para passar sem crise!
1- Rotina em dia!
Caso você nunca tenha feito algum curso a distância, tente respeitar a rotina como nos dias das aulas presenciais. Se não for o seu caso, estabeleça um horário fixo para o seu estudo.
Organize o seu espaço, o material e dedique a atenção apenas às disciplinas. É importante se desconectar das redes sociais e outras distrações. Assim, você terá foco e concentração total para o que foi programado
Tente organizar até o seu ambiente digital (inclusive evite abrir inúmeras abas como a editora aqui está fazendo) para executar as tarefas com mais agilidade.
Já que está na internet, use-a à seu favor! Alguns apps podem dar aquela ajudinha no seu desempenho. O Google Keep é gratuito e permite anotações por meio de texto e áudio, além de recursos de marcadores. É possível separar por temas e cores diferentes, facilitando a visualização rápida.
2- Monte um grupo de estudo com seus amigos
Independente da distância, é importante continuar interagindo e trocando informações com seus amigos de faculdade. Assim, você permanece com conteúdo em dia e mantém até a sua saúde mental em atividade compartilhando momentos.
Dicas de app: a videoconferência se tornou uma prática do brasileiro. Alguns programas como o Skype e Zoom permitem que você fale por vídeo com grupos de pessoas em qualquer lugar. Ambos possuem a opção gratuita.
3- Defina metas e avalie o seu desempenho
Cumprir as tarefas é o objetivo! Reveja o cronograma estabelecido pela sua faculdade, priorize as necessidades, estabeleça metas de entregas e, no final, avalie o seu desempenho.
Terminou tudo? Hora da recompensa. Essa parte é fundamental para você não ficar em um ritmo insano ou procrastinar. Por isso, pense em pequenas recompensas a cada objetivo alcançado. Por exemplo, ao finalizar um tópico de uma disciplina, distraia a sua mente por um tempo limitado.
O app da vez é o Pomodoro, uma técnica que lembra o nome do tomate (sim, também achamos curioso), mas que orienta a atenção total em determinada tarefa por 25 min, ele cronograma e avisa ao final, depois, propõe 5 minutos de descanso. Entre os ciclos de atenção, existe uma pausa longa. Vale a pena tentar!
4 – Faça exercícios e alimente-se bem
Parece óbvio, mas quando ficamos imersos no conteúdo, as necessidades biológicas são deixadas um pouco de lado. Para completar, alguns cursos exigem um pouco mais da nossa concentração e não é pelo fato de estar em casa que será mais fácil.
Apesar de facilitar o nosso dia, a falta do deslocamento pode trazer outras desvantagens. Por isso, além das dicas anteriores, pense em se movimentar, fazer exercícios em outro período (ainda que seja dentro de casa) e alimente-se bem.
O app indicado é o Nike Training, que oferece treinos para todos os níveis de condicionamento e podem ser realizados em casa. Vale a pena lembrar aquela orientação básica para se atentar aos cuidados e entender o limite do seu próprio corpo. Nada de exageros!
5 – Descanse sua mente!
Os dias da pandemia estão tensos e todos buscam maneiras de relaxar. É ótimo se dedicar aos seus estudos e manter ao máximo de foco na sua qualificação. Mas tudo precisa de equilíbrio, certo?
Aproveite os momentos sozinho ou com a família, veja filmes descontraídos, leia livros que estavam na sua lista há muito tempo, desapegue de coisas que não são mais usadas ou mesmo faça um curso livre para acrescentar na sua qualificação.
Que tal aproveitar para experimentar um novo tipo de empreendedorismo? No site do Saber em Rede, você encontra cursos de graduação, pós-graduação e livres, na formato EAD, para divulgar e vender entre seus conhecidos. Cada matrícula efetivada, você ganha uma comissão em dinheiro! Veja mais!
2 comentários em “EAD: dicas e apps para melhorar a sua produtividade durante o isolamento”