Os últimos meses foram pautados por inúmeras incertezas em todas as áreas, incluindo na Educação. Agora, neste cenário, a modalidade a distância (EAD) permanece com forte estimativa de crescimento para os próximos anos, sendo implementada por mais instituições e alcançando mais pessoas. Se você considera como opção, este texto vai lhe ajudar a planejar seu tempo para a faculdade EAD!
EAD: disciplina e comprometimento
A princípio, a ideia de estudar com flexibilidade de espaço e tempo pode assustar no início, afinal, é preciso ter autonomia sobre suas responsabilidades e se desenvolver por conta própria. Por isso, é essencial criar um planejamento certo em EAD para garantir seu diploma!
Leia mais: Como manter os estudos em dia durante a pandemia
Rotina de estudo a distância
Normalmente, quem opta pela EAD costuma ter mais atividades como trabalho no maior período ou filhos. Se este for o seu caso, é preciso conhecer toda a sua rotina diária e compromissos importantes encaixando seus estudos como prioridade.
A modalidade otimiza muito tempo – e dinheiro – quando se tem organização para conciliar todas as demandas. Então, antes de tudo, seja realista e dedique-se com muito comprometimento e disciplina para a realização do seu próprio sonho.
Dica: Quais são seus principais compromissos? Em quais dias você consegue encaixar ao menos 2 horas de estudo? É possível organizar um espaço na sua casa para este momento?
Defina metas e avalie o seu desempenho
Do mesmo modo, outra estratégia importante para manter a sua motivação durante tanto tempo de curso EAD é definir metas dentro de prazos possíveis. Ao se matricular no curso, elabore um cronograma de estudos de acordo com as matérias, organize as entregas (sejam leituras, trabalhos, apresentações) dedicando o tempo que achar necessário.
Para facilitar, utilize ferramentas online gratuitas que servem como agenda como o Google Calendar, e, para anotação, o Evernote, Easy Study, entre outros.
Para avaliar seu desempenho, anote tempo e resultados. Por mais que pareça básico, este tipo de relatório vai gerar novas ideias e indicar uma noção do tempo geral para entregar cada tarefa, criando, assim, a sua própria maneira de progredir nos estudos.
O objetivo desta prática é medir a sua evolução e autoconhecimento durante o curso, o que pode ser levado até mesmo à vida profissional caso você trabalhe como autônomo.
Dica: Quanto tempo você precisa dedicar para cada matéria? Quais são as recompensas por entregar cada trabalho? Como este exercício pode ser levado para a sua vida profissional?
Leia mais: Pós-graduação no 2º semestre: prepare a sua carreira
Priorize seu descanso e lazer
Por fim, mas não menos importante: priorize o seu descanso. O melhor planejamento de estudos também leva em consideração os dias livres, sem preocupações, afinal, nada em excesso faz bem.
Pensando nisso, para evitar a exaustão mental, tenha bons hábitos de saúde e, claro, horas de entretenimento. Divirta-se com seus amigos, assista filmes que gosta, lembre-se de viver momentos leves para gerar bem-estar e mais incentivo para os dias de EAD.
Dica: Quais podem ser suas recompensas depois de conquistar seus objetivos? O que você gosta de fazer no tempo livre?
Entre para o time de Embaixadores do Saber em Rede
Agora que você já consegue criar seu próprio planejamento para a faculdade EAD, que tal aproveitar e ganhar comissões em dinheiro indicando novos alunos para instituições parceiras do Saber em Rede?
Para começar a sua carreira como Embaixador(a), basta realizar o seu cadastro no site, conferir todos os cursos disponíveis e indicar novos alunos. Cada indicação gera comissão em dinheiro para sua conta. Confira tudo e participe desta transformação!
Leia mais: 3 dicas para começar sua carreira como Embaixador(a)