Educação é um dos temas que devem levar os maiores pontos de atenção pelos países, afinal, o nível de alfabetização de um povo também indica quais são os sistemas mais prósperos e indicativos de sucesso. Para trazer mais argumentos em suas vendas, entenda quais são os países que mais investem em educação.
Leia mais: Ensino híbrido: entenda as vantagens e desavantagens
Países que mais investem em educação
Nesse sentido, uma pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizada em 2019, trouxe apontamentos importantes sobre os investimentos de educação por parte de governos ao redor do mundo inteiro e quais são os retornos tanto do ponto de vista de crescimento da economia como desempenho dos estudantes. Antes, confira quais são:
- 1° Luxemburgo;
- 2° Áustria;
- 3° Bélgica;
- 4° Noruega;
- 5° Estados Unidos;
- 6° Coreia do Sul;
- 7° Suécia;
- 8° Canadá;
- 9° França;
- 10° Holanda.
Sentiu falta do Brasil? Sim, o nosso país não entrou nesse ranking apesar de não investir pouco.
Ao menos quando diz respeito ao Produto Interno Bruto (PIB). Segundo a OCDE, aqui, foi destinado em média 5,6% do PIB na educação, uma porcentagem acima da média de 4.4% das outras nações. Nesse quesito, estamos atrás apenas da Suécia, Bélgica, Islândia, Finlândia e Noruega.
Leia mais: Qual a importância do intercâmbio para o currículo?
Por que o Brasil não se destacou?
Sendo assim, nos países com melhor desempenho dos estudantes, as hipóteses mostram que o sucesso está na maneira como os recursos são usados em todo o sistema, desde infraestrutura das escolas, políticas públicas de incentivo e até a constante capacitação dos professores.
Por isso, embora o Brasil tenha um investimento bem considerável, ele pode ser considerado mal distribuído pelo país inteiro. No PISA, a principal avaliação internacional de desempenho escolar, nosso país ficou em 58º , de 79 países avaliados.
Leia mais: Como escolher a faculdade certa? Dicas importantea para a sua carreira
E nosso futuro?
Acreditamos que é muito importante possibilitar que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento, ainda mais quando conseguimos transformar a realidade financeira de tantas outras. Por isso, ao lado do Saber em Rede, você pode participar ativamente dessa mudança e conquistar sua autonomia financeira representando Instituições de Ensino pelo país. Entre para nosso time de Embaixadores!