Lembre-se de quantas vezes você incluiu o seu email em um site (qualquer que seja o tipo de conteúdo) para receber as comunicações de tal empresa. Nos dias seguintes, a sua caixa de entrada do email é preenchida por diferentes informações, como ofertas, notícias, propagandas, eventos, enfim, tudo sobre aquela empresa. Pronto, você faz parte dos leads!
Leia mais: Finanças para autônomos: como se planejar
Seguindo mais detalhadamente, vale citar que este é um conteúdo que abrange o marketing digital. Ou seja, se esse modelo faz parte da sua estratégia de vendas, será muito útil para colocá-las em prática. Caso você ainda não tenha implementado uma comunicação por email, não tem problema! Vamos explicar o essencial!
Mas o que são leads?
Os leads são potenciais clientes que apresentaram interesse em seu serviço ou produto te repassando o nome, email ou telefone. Portanto, este é um termo bem específico do marketing para definir exatamente quem são pessoas que podem ser consideradas como predispostas a adquirirem aquilo que você oferece.
Leia mais: Como usar o Instagram a seu favor nas vendas – parte 2
De onde vêm os leads e como organizá-los?
O primeiro passo para gerar leads é entender como você vai armazenar o contato dessas pessoas. Os leads (ou pessoas interessadas) podem estar em uma lista no word do seu computador, em um bloco de notas, na planilha do excel ou até mesmo uma agenda destinada para isso. Basicamente, é preciso ter os dados, como nome completo, email e telefone de contato, mas inclua outras informações que julgue necessárias.
Esse grupo de pessoas podem ser aquelas que você impactou nas suas redes sociais, que você apresentou algum curso e houve interesse momentâneo, uma indicação de amigos e familiares, e assim vai. Pense que todo potencial cliente que surgir em sua rede de vendas, será um lead e deve constar na sua lista!
Porém, não desista caso a sua lista de leads pareça pequena no começo, esse é um trabalho que deve ser feito de maneira recorrente para aumentar com o período.
Leia mais: Como ganhar dinheiro usando apenas o celular
Como conquistar os leads?
Para gerar e conquistar seus leads, é preciso ter uma comunicação coerente e objetiva com as expectativas de quem receberá. Por exemplo, as suas redes sociais são um bom espaço digital para impactar, atrair e conquistar leads. Basta encontrar as ferramentas além da produção de conteúdo. Entenda mais:
Os grupos, páginas, eventos e até segmentações demográficas já são pontos importantes dessa rede social que agregam à divulgação dos cursos da faculdade que você representa.
Agora, também há o formato de mídia paga (facebook ads) que permite a inclusão de formulários personalizados para captação de leads. Procure mais informações e experimente atrair cadastro de emails de pessoas interessadas em cursos de Ensino Superior em determinada região.
Nesta plataforma, use link na bio da sua conta para direcionar pessoas à um blog (que você gerencia) ou ao seu whatsapp direto (e ali você salva os dados do lead manualmente, ok?).
Também é possível incluir esses links que mencionamos nos stories. Para ficar mais objetivo, use essa estratégia combinando com enquetes e perguntas sobre interesses no Ensino Superior. Por exemplo, “Deseja fazer uma faculdade ainda neste ano?”; “Já pensou em estudar em casa sem atrapalhar a sua rotina de trabalho?”. Essas perguntas precisam estar alinhadas ao que você também está vendendo, ok?
Essas dicas formam o básico dos primeiros passos na construção de uma lista de leads. Após entender como gerenciar os contatos, construindo mais conteúdo para esse grupo, ainda teremos muitas estratégias que podem surgir. Antes de chegar neste ponto, propomos um exercício!
Para finalizar, acesse o site do Saber em Rede, encontre 3 cursos da faculdade que você representa, divulgue no Facebook e Instagram colocando link ou convite para o contato do lead. Apó esse exercício, salve a sua lista e nos próximos conteúdos, vamos trazer mais dicas de relacionamento com essas pessoas, afinal, o pós-venda é tão importante quanto qualquer etapa!