O período de faculdade é cheio de descobertas sobre o mundo profissional, isso porque o estudante tem acesso às informações de uma forma prática com possibilidade de inúmeras tentativas. Uma destas oportunidades que abre inúmeros caminhos profissionais é a monitoria acadêmica. Veja como pode ajudar sua carreira!
Leia mais: Quais as vantagens de ser universitário?
O que é a monitoria acadêmica?
A monitoria acadêmica é desenvolvida a partir de atividades com foco na vida docente para um aluno experienciar. Ou seja, funciona como via de mão dupla, o estudante contribui para a aprendizagem de outros enquanto também está em formação.
Na prática, a pessoa da monitoria acadêmica deve auxiliar seu professor orientador em aulas durante o semestre ou ano. Mas, independente do período estabelecido, esta é uma experiência rica em qualquer etapa, pois exercita desde cedo a rotina de professores do ensino superior.
Quais são as principais responsabilidades durante a monitoria?
Seguindo o raciocínio anterior, ao apoiar o processo de aprendizagem de novos alunos, o monitor acadêmico também se torna uma peça fundamental para a Instituição de Ensino. Ele é capaz de otimizar o trabalho de um professor e promover o conhecimento no mesmo espaço, fortalecendo os valores da faculdade.
Por isso, algumas tarefas são as principais responsabilidades de quem realiza a monitoria:
- Estar disponível para tirar dúvidas dos alunos da classe sobre a disciplina;
- Acompanhar a realização de trabalhos e avaliações;
- Ser parceiro na rotina e objetivos do professor orientador. ]]
Podem existir outras atribuições de acordo com a Instituição de Ensino e curso. Fique bem informado sobre todas elas, ok?
Leia mais: Como é o curso de licenciatura?
As vantagens da monitoria
Até aqui já podemos compreender que a monitoria reflete muito na carreira acadêmica. Caso o seu objetivo seja seguir como professor universitário, esta experiência será o pontapé fundamental de oportunidades de trabalho. Quem sabe você consegue seguir uma carreira na própria faculdade que estuda?
Por outro lado, também pode ser o diferencial do seu currículo para qualquer profissão, visto que o comprometimento e perfil proativo são indispensáveis nesta trajetória. Além disso, você terá conhecimento mais abrangente daquele conteúdo uma vez que o absorve diretamente com um especialista.
Leia mais: Motivação: dicas para aproveitar ao máximo a faculdade
Outra vantagem é a possibilidade de receber bolsa-auxílio, seja como salário para cobrir eventuais despesas ou desconto na mensalidade. Estes são pontos acordados por contrato antes do seu trabalho, confira todas as condições.
Vamos começar?
Agora, para começar a monitoria acadêmica, você precisa conferir o edital da sua faculdade e participar da seleção. Os critérios variam para cada Instituição de Ensino, mas o fundamental é demonstrar seu interesse e ser responsável com suas demandas.
Por fim, não deixe de conhecer as faculdades parceiras do Saber em Rede! Você pode ganhar comissões em dinheiro indicando novos alunos sem sair de casa, com total autonomia e liberdade. Veja todos os benefícios!