A mudança já chegou às salas de aula. Por causa da tecnologia, o ensino precisou desenvolver novas metodologias para se transformar: o repasse de conhecimento do professor aos alunos evoluiu e desenvolveu ferramentas para facilitar o aprendizado. Nesse texto, você vai conhecer sobre as metodologias ativas e como elas podem ser aplicadas em sala de aula, para professores e alunos!
O que é metodologia ativa?
Vamos supor que o professor entre na sala de aula e descreva o pós-impressionismo. Fale com clareza todos os elementos do quadro “A noite estrelada” e explique como foi desenvolvido por Vicent Van Gogh. Além disso, ele apresenta cada elemento do quadro: as cores, a paisagem, a lua e a forma que tudo foi desenhada.
Você nunca ouviu falar desse quadro, inclusive sabe pouco sobre Van Gogh. Já o seu colega de sala, levanta a mão e diz “Quando eu fui ao Museu de Arte Moderna em Nova York eu conheci esse quadro de perto”. Naturalmente, é possível prever que o seu colega de classe tem mais conhecimento do que você para ir bem na prova sobre o pós-impressionismo, porque ele já viu o quadro de perto.
Contudo, a professora anuncia para todos pesquisarem sobre a obra em casa. Indica sites para referência e pede para contarem a experiência na aula seguinte. Ao chegar em casa e acessar o primeiro site, você se depara com um tour virtual pelo Museu de Arte Moderna em Nova York e consegue ver, de perto, o quadro de Van Gogh. Agora, todos os alunos, têm o mesmo tipo de informação do que o colega que já havia ido até o museu.
Portanto, esta cena descrita é um exemplo de metodologia ativa. É uma maneira em que o aluno e o aprendizado tomam um caráter central em uma sala de aula. Ou seja, são usadas diversos instrumentos que facilitam o aprendizado do aluno. Vamos conhecer algumas?
Leia mais: Educação a distância em tempos de coronavírus: o que esperar para o futuro?
Tipos de metodologias ativas
As metodologias ativas podem ser usadas tanto nas aulas a distância quanto nas presenciais, desde que o aluno se torne protagonista do seu aprendizado, para ter autonomia, maturidade e autodisciplina.
1. Aprendizagem baseada em projetos
Nesta formatação, os alunos recebem um desafio e devem fazer atividades (como criar cartazes ou fazer uma maquete), para solucionar o problema. O professor, nesse caso, atua como orientador.
2. Aprendizagem baseada em problemas
A princípio, o professor dá uma base teórica para os alunos e propõe um debate para a solução de um problema. Não existe certo e nem errado, mas a discussão e interpretação de cada um.
3. Gamificação
O professor gamifica aspectos normais de sala de aula para gerar maior engajamento e promover a aprendizagem. Assim, ele gera estímulo através de desafios com novos tipos de conteúdo.
4. Sala de aula invertida
É uma forma de misturar a experiência digital com a sala de aula, potencializando o aprendizado. Dessa forma, o aluno estuda sozinho e na sala de aula, divide os saberes com o professor e com os colegas.
5. Aprendizagem entre pares
O professor apresenta em sala algumas questões que os alunos devem responder em duplas. Essa troca se repete até os alunos chegarem a solução correta. Normalmente usa-se um aplicativo para o professor mapear as respostas.
Leia mais: EAD e coronavírus: dicas para os professores
Nesse texto você conheceu um pouco sobre as metodologias ativas e como elas potencializam o aprendizado do aluno. Continue acompanhando os nossos conteúdos e fique por dentro de tudo o que permeia o mundo da educação aqui no Blog do Saber em Rede.
Um comentário em “O que são metodologias ativas?”