Você terminou a faculdade e agora? A vida acadêmica sempre dá ótimas opções para você continuar os estudos e se tornar cada vez mais especialista na área escolhida. Um das opções é fazer um mestrado. Quer saber mais, acompanhe a leitura!
Leia mais: Pós-graduação: como escolher a ideal?
Pós-graduação é uma boa opção?
Existem duas modalidades de pós-graduação: a lato sensu e a stricto sensu.
A lato sensu tem um sentido amplo e trabalha o conhecimento que pode ser aplicado no dia a dia. Ou seja, não há muitos detalhes teóricos, mas metodologias aplicadas e técnicas. Neste segmento, as mais comuns são as especializações e os MBAs.
Já a stricto sensu é focada no sentido restrito e na pesquisa, com foco científico e acadêmico. Os cursos mais indicados são os mestrados e doutorados.
Cursar pós-graduação é uma maneira de diversificar o seu currículo, buscar atualização e se destacar como profissional. Conheça mais sobre a carreira acadêmica!
Mestrado ou Doutorado?
Vamos explicar abaixo a diferença entre os dois títulos:
Mestrado: duração em média de dois anos, é voltado para áreas de interesse acadêmico e para quem visa seguir uma carreira em docência.
Doutorado: voltado para a área de pesquisa, porém com uma duração média de quatro anos. Vale destacar que o nível de aprofundamento é bem mais específico do que o mestrado.
Quero fazer mestrado, como faz?
Em 2019, foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) a possibilidade de se cursar o mestrado à distância. Dessa forma, as universidades tornam o ensino mais acessível e flexível.
Como a regra é recente, ainda há poucas opções no mercado para o formato EAD , mas percebemos que existem muitas instituições interessadas em oferecer os cursos à distância.
Por isso, o MEC desenvolveu uma avaliação bem criteriosa para aprovar o mestrado EAD. Assim, por enquanto, algumas faculdades podem oferecer, mas quando se popularizar, é possível que o processo de aprovação se torne mais ágil.
Vale lembrar que os cursos a distância e os presenciais registrados pelo MEC, seja graduação ou mestrado, têm o mesmo peso, sem diferenciação alguma no diploma.
As vantagens de fazer o mestrado EAD
Atualmente, os cursos de EAD ganharam destaque como reflexo da pandemia do novo coronavírus. Assim, tornaram-se a maneira mais segura de continuar os estudos e dificultar a propagação do vírus.
Além disso, uma das principais vantagens do curso EAD é a flexibilidade, pois na maioria dos casos, as aulas são gravadas e acessadas por meio de uma plataforma online. Em alguns casos, as universidades dispensam completamente as aulas presenciais.
Outra vantagem é o baixo investimento. Normalmente, os cursos EAD são mais baratos.
Vale destacar que para estudar a distância é necessário desenvolver algumas competências como: organização, disciplina e autonomia. Habilidades muito valorizadas para a vida profissional.
Leia mais: Segunda graduação: o que levar em conta?
Se você quer seguir uma vida acadêmica e precisa encontrar um meio seguro para encontrar a melhor opção, conheça o Saber em Rede, uma plataforma que ajuda o aluno a entrar na Universidade.