Após decidir se tornar um empreendedor digital e cadastrar no site do Saber em Rede, é o momento de definir algumas estratégias para abordar o seu cliente e conseguir efetivar a sua venda.
Leia mais: Ideias estratégicas para divulgar os seus links do Saber em Rede
Por isso, o primeiro passo é identificar seu cliente, ou seja, quem são as pessoas que precisam do que você vende. Por exemplo, idade, em quais redes sociais elas estão, qual a região que vivem, quais os cursos têm interesse, etc.
Ao saber quem é o seu público, você será capaz de construir um perfil dele, e assim, ter uma abordagem mais assertiva para criar vínculo de confiança e credibilidade.
Como descobrir quem é o seu público?
Existem algumas maneiras que facilitam para descobrir as preferências do seu público, uma delas é fazer uma pesquisa. Simples né?
Mande a mesma pergunta para todos os potenciais clientes, seja por lista de transmissão, seja nas redes sociais, em algum blog ou envie por e-mail.
Um exemplo para começar: “Você pretende entrar na faculdade em 2021?”. Essa simples pergunta te dará uma lista de potenciais alunos para 2021 e assim saberá quais tipos de conteúdo produzir.
Mas, além disso, continue com outras perguntas, como “Qual a sua idade?“, “Onde você mora?”, “Você sonha em cursar uma faculdade?”, “Onde você pretende estudar?”, etc. Todas essas respostas vão dar um norte para qual tipo de conteúdo essas pessoas gostariam de consumir.
Em outras palavras, se a pessoa tem 18 anos, mora em Recife e sonha em cursar a faculdade na cidade onde mora, não adianta enviar material com cursos de São Paulo, não é? Ou é bom apresentar uma oportunidade de EAD.
Neste sentido, quanto mais conhecer o seu público, mais direcionado será o conteúdo que enviar para ele. O importante de conversar é que você consegue identificar qual a melhor opção de curso para cada um. Alguns têm menos tempo livre, outros moram longe de grandes centros, há os com menor ou maior condição financeira. Com essas informações você diferencia seu público e oferece produtos mais certeiros e personalizados.
Leia mais: Dicas para vender cursos nas redes sociais
Atenção ao calendário da sua IE
Outro fator que vale levar em consideração: sazonalidade. Muitas Universidades dispõem de cursos o ano inteiro, principalmente as instituições que possuem cursos EAD, mas a maior parte dos processos seletivos, começa em Novembro, para o primeiro semestre e em Maio, para o segundo semestre.
Além disso, cada uma tem seus próprios prazos e estratégias para as matrículas. Fique sempre atento! As datas podem mudar de acordo com a forma de ingressar e da modalidade do curso escolhido (EAD, semipresencial ou presencial).
Leia mais: Quais as vantagens de ser universitário?
Além disso, no Saber em Rede, você ganha comissões em dinheiro indicando e matriculando novos alunos.. Em muitos casos, as pessoas não conhecem este serviço, então você leva a informação em primeira mão.
Enfim, essas foram algumas dicas para você identificar seu cliente e abordá-lo para concretizar as suas vendas. Gostou do artigo? Deixe a sua opinião aqui nos comentários.
Conteúdo excelente!
Adorei as dicas.