Ir para o conteúdo
  • Saber em Rede | Home
  • Empreenda fácil
  • Vida de Estudante
  • Voz da Educação
Blog do Saber
Vida de Estudante

Grade curricular: por onde começar a analisar?

Publicado por Aline Barreto em setembro 22, 2020 | Atualizado em setembro 22, 2020
4 minutos para ler

Ok, você decidiu pelo curso de graduação que vai cursar e tomou uma das decisões mais difíceis quando se é jovem: escolher a profissão “para a vida toda”. Afinal, é isso que a maioria das pessoas dizem quando alguém finaliza o Ensino Médio ou decide começar a graduação, ainda que anos depois. Mas existe um detalhe que é muitas vezes esquecido por essas mesmas pessoas: a grade curricular.

De extrema importância, esse documento diz respeito sobre as disciplinas que você vai ter durante o curso escolhido. Desde o que vai aprender, qual a carga horária, como cada matéria influência no mercado e, claro, na escolha da prática.

Por isso, este conteúdo é voltado para a grade curricular. A mãe de toda graduação!

Leia mais: Cursos para quem gosta de ciências exatas

Grade o quê?!

Isso mesmo, de currículo. Assim como você cria o seu na busca por uma vaga de emprego ou estágio, as Instituições de Ensino estabelecem um documento que mostra exatamente o que aquela graduação irá  oferecer.

Em um primeiro momento parece chato e dispensável, mas, na verdade, é isso que vai garantir se você está no caminho das suas aptidões ou não. Por exemplo, imagine alguém  que não gosta de ler, decide fazer um curso de Economia, afinal, considera que são apenas números.

Pois é aí que está a questão, saiba que Ciências Econômicas é uma área que pode ir tanto para Ciências Humanas quanto para Exatas. Isso porque ela trata não apenas de consumo, venda, negócios, mas também de comportamento. É o comportamento das pessoas que também molda a economia de um país.

Leia mais: Cursos para quem gosta de ler e escrever

Mergulhe na informação

É preciso saber o que esperar do curso que você escolheu – ao menos o possível. Você pode escolher pelo que dizem e, quando se aprofundar nas disciplinas, perceber que na verdade não é bem isso que busca.

Outra dica importante é conhecer o mercado de estágios da sua cidade. Isso porque, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), as Instituições de Ensino podem e devem alinhar as primeiras disciplinas de acordo com a realidade local.

Ou seja, significa que os conhecimentos mais exigidos pelas vagas disponíveis no mercado de trabalho devem ser ensinados ainda nos primeiros semestres de graduação.

Tipos de disciplinas

Do mesmo modo, existem diferentes tipos de matérias na grade curricular:

Obrigatórias – essenciais para o curso escolhido, é preciso cursar todas elas para obtenção do diploma;

Eletivas – matérias que resultam em créditos obrigatórios para cumprir a carga horária exigida. Não deixe para escolher na última hora, costumam sobrar aquelas que ninguém quer;

Optativas – como o nome diz, são disciplinas opcionais, mas muitas vezes cursadas por agregarem valor e conhecimento à graduação.

Leia mais: Por que fazer um curso superior em tempos de crise?

A voz da experiência

Nada como conversar e ouvir quem já passou pelo caminho que você está prestes a trilhar. Converse com veteranos da universidade que escolheu, participe de grupos e fóruns e pergunte sobre as disciplinas que geraram dúvida ou tiveram algum problema. 

Sim, a grade curricular muda de tempos em tempos. Mas não totalmente, até porque existem matérias base para todos os cursos. Então, pergunte como é o conteúdo, do que se trata e aproveite para saber até os livros indicados pelos professores.

É uma ótima maneira de aprender além da sala de aula e conferir com amplitude o conhecimento dessa Instituição. No blog do Saber em Rede você encontra dicas, novidades e informações sobre cursos, instituições de ensino e mercado de trabalho. Tudo para ajudar você a estar por dentro desse universo repleto de lições!

Posts relacionados

Como se preparar para o mercado de trabalho durante os estudos

Publicado por Lorena Severino em maio 23, 2025

Como criar um conteúdo de valor e se destacar no marketing digital educacional

Publicado por Lorena Severino em maio 16, 2025
soft skills

Volta às aulas: hacks para reorganizar sua rotina e maximizar o aprendizado

Publicado por Lorena Severino em fevereiro 18, 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

indique cursos, ganhe comissões

saberemrede

No #DiadoVestibulando, trazemos para vocês um pos No #DiadoVestibulando, trazemos para vocês um post para ajudar aqueles que estão naquele momento de dar o primeiro passo rumo à sua carreira: a decisão de qual faculdade seguir. 

Para muitas pessoas, essa resposta já foi definida, para outras ainda existem dúvidas.

Por isso, vamos te ajudar a entender como escolher a profissão certa! 💡
Qual é a imagem que vem a sua mente quando pensam Qual é a imagem que vem a sua mente quando pensamos em produtividade?

Provavelmente alguém que está alcançando mais: seja clientes, tempo, atividades, trabalho…

Poucos vão pensar em uma rotina de cuidados consigo mesmo.

Porém, reservar esse tempo para cultivar hábitos de autocuidados não apenas evita burnout, mas também melhora a produtividade para você aproveite o seu tempo de trabalho com qualidade.

Afinal, o que é autocuidado? É qualquer ação deliberada que você toma em prol da sua saúde mental, física e emocional.

Quando você cuida de si, há mais espaço para dar conta de todo o resto. 

Estudos psicológicos comprovam que a prática do autocuidado aumenta sua capacidade cognitiva, foco e concentração.

Ou seja, quanto mais você nutre essa relação e conexão com você mesmo, dando atenção para mente, corpo e espírito, maior será a sua produtividade.

Pensando nisso, fizemos uma listinha que pode te ajudar na sua busca por autocuidado, e consequentemente, seu rendimento:

👉🏽 Faça uma atividade física que você goste
👉🏽 Pratique meditação ou intervalos regulares para focar na respiração
👉🏽 Escolha alimentos saudáveis para as refeições
👉🏽 Leia um livro que te inspire e interesse
👉🏽 Durma 8 horas por dia no mínimo

O importante é você identificar o que é se cuidar para você e colocar na rotina!

#produtividade #autocuidado
#tbt de quando no início do ano, nossa fundadora #tbt de quando no início do ano, nossa fundadora e CEO, @lailabmartins, deu uma palestra no @colegiolibertar para alunos do ensino médio.

Nela, Laila contou como inovar com Startups. Fomos muito bem recebidos pelo Colégio! 

Até a próxima a oportunidade de trocar ideias com essa galera dedicada 😉
Hoje trouxemos essa #DicadoSaber para nossos Embai Hoje trouxemos essa #DicadoSaber para nossos Embaixadores ✌🏽

De acordo com Charles Duhigg, o autor de "O Poder do Hábito", a melhor maneira de deixar um hábito ruim é substituí-lo por outro.

É muito importante criar hábitos que te façam deslanchar no Programa, abandonando aqueles que atrapalham o seu crescimento 😄

Vamos colocar em prática?
Como Embaixador(a) do Saber em Rede, você faz par Como Embaixador(a) do Saber em Rede, você faz parte da transformação da educação no Brasil, divulgando cursos dos mais variados níveis de formação para seus amigos.

Todo o processo é realizado on-line, em uma plataforma otimizada e todo o empenho tem sucesso garantido com comissões em dinheiro e prêmios exclusivos do Programa.

Você sabia de tudo isso? 🙌🏼

#oportunidade
Hoje a #vozdaeducação vem diretamente da Itália Hoje a #vozdaeducação vem diretamente da Itália!

Maria Montessori criou um método educativo que ainda hoje é usado em escolas públicas e privadas mundo afora.

Destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibram, não sendo possível conquistar uma sem a outra. 

Suas pesquisas e estudos, contribuíram significativamente e revolucionaram o modo como a pedagogia via e entendia as crianças, pois seu método estimula a educação através da autonomia infantil.

Gostou de saber mais sobre ela?
Siga-nos no Instagram!
Site criado por Rock Stage.
Visite nosso site. Saber em Rede