Ir para o conteúdo
  • Saber em Rede | Home
  • Empreenda fácil
  • Vida de Estudante
  • Voz da Educação
Blog do Saber
Vida de Estudante

Gamificação na sala de aula: entenda o que é e as vantagens

Publicado por Isadora Catem em fevereiro 27, 2024 | Atualizado em fevereiro 27, 2024
4 minutos para ler

Nos últimos anos, a gamificação surgiu como estratégia inovadora para motivar alunos, inclusive na educação superior. Esse termo refere-se à aplicação de elementos de jogos em contextos diferentes, com o objetivo de promover o engajamento, a aprendizagem e a resolução de problemas. Saiba como incluir essa técnica à sua rotina neste texto. 

Leia mais: Como conseguir bolsa de estudo do ProUni?

O que acham que é? Jogos eletrônicos 

O que realmente é? Gamification (ou em português, gamificação) é uma técnica elementos de jogos (não apenas eletrônicos): competição, cooperação, resolução de problemas, desafios, premiações.

Dos eletrônicos para o aprendizado 

Embora o termo tenha ganhado popularidade recentemente, o conceito exista há décadas, por volta de 1970. Ainda associado a programação e softwares, os desenvolvedores buscaram maneiras interessantes de atrair a atenção e melhorar a experiência dos usuários, por meio de recompensas.

Já na educação, é possível interpretar que, desde os primórdios, os professores utilizam jogos e/ou atividades lúdicas para tornar o aprendizado mais envolvente.  Hoje, o advento da tecnologia digital nos proporciona novas possibilidades, permitindo a criação de experiências de aprendizagem mais imersivas e, claro, personalizadas.

Leia mais: Como fazer a primeira venda como Embaixador? Tutorial de como indicar no Saber em Rede

Quais são as vantagens da gamificação no Ensino Superior?

A gamificação oferece uma série de vantagens nesse contexto. Sendo, em primeiro lugar, a promoção do engajamento dos alunos, tornando as atividades de aprendizagem mais interessantes e divertidas. 

Além disso, pode ajudar a desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho, com a prática de resolução de problemas, colaboração em grupo, e, ainda, o pensamento crítico e feedbacks. Ao transformar o processo de aprendizagem em uma experiência interativa, o ambiente da faculdade se torna ainda mais motivador para o desenvolvimento acadêmico.

Leia mais: Navegando pelo Futuro Profissional: Profissões que estão em Ascensão

Por isso, nos últimos anos, diversas instituições de ensino têm adotado estratégias de em seus currículos para além do extracurricular. Um exemplo notável é o uso de plataformas de aprendizagem online que incorporam elementos de jogos, como pontos, distintivos e líderes de classificação, para incentivar a participação dos alunos.

Através da aplicação de mecânicas de jogo, como pontos, distintivos, rankings e desafios, os educadores podem criar experiências de aprendizado mais imersivas e motivadoras.

Cases de sucesso e próximas tendências

Diversos casos de sucesso têm demonstrado o potencial no ensino superior. Instituições de renome implementaram estratégias gamificadas em seus programas acadêmicos, alcançando resultados impressionantes. 

Por exemplo, a Universidade de Michigan adotou a gamificação em um curso online sobre design de jogos, resultando em um aumento significativo na retenção de alunos e na qualidade das interações em fóruns de discussão.

Outro caso interessante é o da Universidade de Stanford, com seu projeto SMILE, que transforma a sala de aula tradicional em um ambiente de aprendizagem altamente interativo, envolvendo os alunos no raciocínio crítico e na resolução de problemas, ao mesmo tempo que lhes permite gerar, compartilhar e avaliar consultas ricas em multimídia.

Já no seu dia a dia, você pode encontrar plataformas como: 

Khan Academy: Um caso de sucesso emblemático é o da Khan Academy, uma plataforma de aprendizagem online que tornar o aprendizado de matemática e outras disciplinas mais atraente e eficaz. 

Duolingo: Outro exemplo é o aplicativo Duolingo, que transforma o processo de aprendizado de idiomas em um jogo envolvente e curioso.

Quanto às próximas tendências, espera-se que a gamificação continue a evoluir com o avanço da tecnologia, incorporando agora elementos como realidade virtual e inteligência artificial para criar novas experiências. Indo mais além, acredita-se que será cada vez mais utilizada no intuito de preparar alunos para os desafios do mercado de trabalho moderno.

Leia mais: Transformando o estudo: 3 ferramentas de IA que irão mudar sua rotina na faculdade

Em resumo, isso representa uma abordagem inovadora na aprendizagem do Ensino Superior. Com suas diversas vantagens e aplicações práticas, é uma ferramenta valiosa para educadores e instituições de ensino que buscam tornar o processo ainda mais dinâmico, relevante e estimulante conforme as inovações atuais. 

Posts relacionados
soft skills

Volta às aulas: hacks para reorganizar sua rotina e maximizar o aprendizado

Publicado por Lorena Severino em fevereiro 18, 2025

Cursos em alta para 2025: prepare-se para o futuro do mercado

Publicado por Lorena Severino em janeiro 29, 2025

Planejamento financeiro para estudantes universitários: como equilibrar estudo e finanças?

Publicado por Lorena Severino em setembro 25, 2024

Deixe um comentário Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

indique cursos, ganhe comissões

saberemrede

No #DiadoVestibulando, trazemos para vocês um pos No #DiadoVestibulando, trazemos para vocês um post para ajudar aqueles que estão naquele momento de dar o primeiro passo rumo à sua carreira: a decisão de qual faculdade seguir. 

Para muitas pessoas, essa resposta já foi definida, para outras ainda existem dúvidas.

Por isso, vamos te ajudar a entender como escolher a profissão certa! 💡
Qual é a imagem que vem a sua mente quando pensam Qual é a imagem que vem a sua mente quando pensamos em produtividade?

Provavelmente alguém que está alcançando mais: seja clientes, tempo, atividades, trabalho…

Poucos vão pensar em uma rotina de cuidados consigo mesmo.

Porém, reservar esse tempo para cultivar hábitos de autocuidados não apenas evita burnout, mas também melhora a produtividade para você aproveite o seu tempo de trabalho com qualidade.

Afinal, o que é autocuidado? É qualquer ação deliberada que você toma em prol da sua saúde mental, física e emocional.

Quando você cuida de si, há mais espaço para dar conta de todo o resto. 

Estudos psicológicos comprovam que a prática do autocuidado aumenta sua capacidade cognitiva, foco e concentração.

Ou seja, quanto mais você nutre essa relação e conexão com você mesmo, dando atenção para mente, corpo e espírito, maior será a sua produtividade.

Pensando nisso, fizemos uma listinha que pode te ajudar na sua busca por autocuidado, e consequentemente, seu rendimento:

👉🏽 Faça uma atividade física que você goste
👉🏽 Pratique meditação ou intervalos regulares para focar na respiração
👉🏽 Escolha alimentos saudáveis para as refeições
👉🏽 Leia um livro que te inspire e interesse
👉🏽 Durma 8 horas por dia no mínimo

O importante é você identificar o que é se cuidar para você e colocar na rotina!

#produtividade #autocuidado
#tbt de quando no início do ano, nossa fundadora #tbt de quando no início do ano, nossa fundadora e CEO, @lailabmartins, deu uma palestra no @colegiolibertar para alunos do ensino médio.

Nela, Laila contou como inovar com Startups. Fomos muito bem recebidos pelo Colégio! 

Até a próxima a oportunidade de trocar ideias com essa galera dedicada 😉
Hoje trouxemos essa #DicadoSaber para nossos Embai Hoje trouxemos essa #DicadoSaber para nossos Embaixadores ✌🏽

De acordo com Charles Duhigg, o autor de "O Poder do Hábito", a melhor maneira de deixar um hábito ruim é substituí-lo por outro.

É muito importante criar hábitos que te façam deslanchar no Programa, abandonando aqueles que atrapalham o seu crescimento 😄

Vamos colocar em prática?
Como Embaixador(a) do Saber em Rede, você faz par Como Embaixador(a) do Saber em Rede, você faz parte da transformação da educação no Brasil, divulgando cursos dos mais variados níveis de formação para seus amigos.

Todo o processo é realizado on-line, em uma plataforma otimizada e todo o empenho tem sucesso garantido com comissões em dinheiro e prêmios exclusivos do Programa.

Você sabia de tudo isso? 🙌🏼

#oportunidade
Hoje a #vozdaeducação vem diretamente da Itália Hoje a #vozdaeducação vem diretamente da Itália!

Maria Montessori criou um método educativo que ainda hoje é usado em escolas públicas e privadas mundo afora.

Destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibram, não sendo possível conquistar uma sem a outra. 

Suas pesquisas e estudos, contribuíram significativamente e revolucionaram o modo como a pedagogia via e entendia as crianças, pois seu método estimula a educação através da autonomia infantil.

Gostou de saber mais sobre ela?
Siga-nos no Instagram!
Site criado por Rock Stage.
Visite nosso site. Saber em Rede