Conhecimento amplia as fronteiras da mente. Possibilita novas perspectivas sobre diferentes assuntos, aumenta a capacidade de discussão, desenvolve as capacidades analítica e observadora. E, acima de tudo, ajuda a manter os pés no chão e a mente equilibrada em tempos de crise.
Há quem diga que esse cenário é prejudicial para as pessoas, para a política, economia. Para o país. Realmente, as crises que o Brasil enfrenta, além de suas próprias questões e instabilidades, deixam marcas por vezes severas.
Mas você também já leu neste blog sobre a capacidade de geração de novos empregos em tempos difíceis. Por isso, ter uma graduação pode fazer toda a diferença no seu currículo mostrando seu conhecimento e aptidões para o mercado de trabalho competitivo.
Veja neste post, com números e informações, o que uma graduação pode fazer por você em tempos de crise.
Leia mais: Venda consultiva: como você pode ter mais sucesso na negociação
Os benefícios de uma graduação
No Brasil, um diploma de nível superior pode significar um aumento de até 156% no salário. Esse dado é do relatório Education at a Glance, realizado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Além disso, apenas 21% da população brasileira entre 25 e 34 anos têm ensino superior.
A taxa de emprego geral para as pessoas que possuem uma graduação é de 83%. Ter ou estar em processo de obter um certificado pode fazer toda a diferença na sua vida.
Mas imagine em tempos de crise, com a alta do desemprego e um currículo com a descrição de um curso superior em andamento. Ainda que seja o seu primeiro emprego, a sua coragem e disposição em obter um diploma já são diferenciais importantes .
Seja um formando, não seja um formado
Mas o que isso quer dizer? Essa frase foi dita pelo professor Leandro Karnal, durante um curso de extensão, e significa que você deve estar sempre em busca de mais conhecimento. Lifelong learning: um aprendizado eterno.
O mundo em que vivemos está em constante mudança e evolução tecnológica. Algoritmos, robôs, inteligência artificial, tudo isso pode ser assustador. Você pode pensar que o seu emprego será tomado por eles.
Mas eles também proporcionam ferramentas para auxiliar o seu dia a dia. Aplicativos com métodos de estudo, que ajudam a focar e ter mais concentração. Além dos famosos cursos livres sobre diversos assuntos de diferentes áreas.
Sim, a graduação – presencial ou à distância – aproxima você do universo dos cursos rápidos, de férias, de extensão. Alguns deles, inclusive, são gratuitos, principalmente em tempos de crise.
Ou seja, a graduação pode proporcionar um emprego e também acesso a oportunidades que fazem a diferença. Que mostram que você é, acima de tudo, uma pessoa interessada em aprender e melhorar.
Graduação: dívida ou investimento
Sim, é difícil comprometer um valor fixo por mês quando se vive tempos de crise. A incerteza deixa as pessoas com medo, receosas, inseguras. Mas, lembre-se: conhecimento sempre é um investimento. Em você, no seu futuro, na realização dos seus sonhos e ambições.
O que não significa que você deva sair tomando decisões sem pensar. Sente, analise as suas possibilidades atuais e inclusive fazer uma renda extra. Além disso, confira o site do Saber em Rede, nele você tem acesso à diversas universidades parceiras com condições incríveis para vários cursos.
3 comentários em “Por que fazer um curso superior em tempos de crise?”