Já ouviu falar da Educação 5.0? Talvez esse termo seja muito moderno, porém é bem possível que, em algum momento, você teve ou terá contato com as técnicas praticadas por esse modelo. Por isso, para ficar por dentro, preparamos esse conteúdo sobre Educação 5.0: tudo sobre o conceito!
Leia mais: O que são metodologias ativas?
Não é estranho que a Educação também reflita as mudanças da sociedade, principalmente no atual contexto de constante evolução tecnológica em todas as áreas. E, como é na escola que se formam os profissionais, é certo que ali exista o acompanhamento teórico do que o mercado de trabalho exige. E a Educação 5.0 é resposta dessas atualizações.
Para alcançar a Educação 5.0, antes a 4.0
Para chegar à definição, precisamos fazer uma breve explicação sobre a Educação 4.0. O método reflete a chamada Indústria 4.0, uma vertente da revolução industrial que, em tese, usa cada vez menos a mão de obra humana em tarefas que uma máquina é capaz de fazer.
Nesse sentido, a escola capacita futuros profissionais de acordo com as habilidades requeridas para esse tipo de trabalho, com foco em conhecimentos digitais, aprendizado ativo e colaborativo, protagonismo dos alunos, empreendedorismo e visão de negócio, entre outros são pensamos que estão presentes nessa cultura.
Leia mais: Quando fazer uma pós-graduação?
O que é a Educação 5.0?
Sendo assim, a Educação 5.0 é uma sequência da anterior, como uma evolução no ensino relacionado à tecnologia, mas colocando o aluno no lugar de controle das tecnologias. No entanto, agora, acrescenta-se outros aspectos focados em saúde emocional e mental.
As habilidades comportamentais e socioemocionais ganham espaço nas discussões da formação profissional. Isso porque a própria sociedade exige movimentações alinhadas à colaboração, bem-estar coletivo e impacto social.
Leia mais: Mestrado EAD: como funciona?
Habilidades desenvolvidas na Educação 5.0
Assim como a visão técnica, as soft skills – habilidades comportamentais – são treinadas nesse método pensando nas melhorias para a sociedade. Por isso, estudantes tendem a se desenvolver em áreas como colaboração, gestão de conflitos, resiliência e inteligência emocional.
E aí, já conhecia a Educação 5.0? Aproveite esse tema para conhecer mais da Instituição de Ensino que representa! É um importante conteúdo para trazer inspiração em sua carreira como Embaixador(a) da Educação!