A maioria das Instituições de Ensino Superior oferecem em seus cursos diferentes disciplinas que são complementares à área de estudo. No entanto, nem todos os alunos compreendem o valor que elas agregam ao seu currículo e carreira, daí fazem de qualquer maneira ou não se interessam por nenhuma, e podem perder oportunidades diferenciadas. Neste texto, trouxemos dicas valiosas para você aproveitar as disciplinas complementares e entender porque melhoram o seu currículo!
O que são disciplinas complementares?
Como mencionamos anteriormente, as disciplinas complementares fazem parte da carga horária de cursos de graduação e pós-graduação, porém não são obrigatórias. Quem decide qual deve estudar é o(a) aluno(a) e, por isso, também podem ser chamadas de optativas.
De certa forma, ainda que os cursos sejam planejados de acordo com os conhecimentos necessários da profissão (em faculdades regulamentadas pelo MEC), ainda existem conteúdos que não são transmitidos devido a carga horária. Muitas vezes, estes conteúdos são repassados através das disciplinas complementares.
Por isso,ao escolher por determinada matéria, você também deve levar em consideração alguns objetivos da sua profissão e carreira. Vamos falar mais sobre isso!
Leia mais: Planeje seu tempo para a faculdade EAD
Como escolher as disciplinas complementares
Muitos estudantes não se interessam pelas optativas acreditando que será perda de tempo ou que não valem o esforço. O que acontece é o contrário disso! Quando você estabelecer o planejamento (ainda que superficial) da sua própria carreira, conseguirá entender a importância dessas disciplinas.
A partir daí, escolher quais podem agregar aos seus estudos se torna uma tarefa mais leve e enriquecedora. Antes de tudo, pense em investir nas opções que devem trazer mais vantagens para o seu futuro.
– Sua carreira
Como estudante de Ensino Superior, você já deve ter noção das profissões que pode atuar depois da formatura. Por isso, considere a sua área de interesse. Isso porque, o conhecimento te proporcionará mais habilidades e, consequentemente, mais oportunidades no mercado de trabalho.
Por exemplo: se você é da área de exatas e vê a docência como uma oportunidade, estudar disciplinas optativas em docência pode contribuir.
Leia mais: Monitoria acadêmica: o que é e como pode ajudar a sua carreira
– Rotina
Por ser uma opção é óbvio que a sua dedicação precisa ser muito bem planejada. Por isso, planeje o seu tempo encaixando no seu dia a dia, assim, você não ficará em falta com nenhuma outra matéria.
– Pré-requisitos
Saiba que, nem sempre, uma disciplina estará disponível o ano inteiro, então, fique atento(a) às datas oferecidas pela sua Instituição. Além disso, para algumas optativas, é importante ter realizado outra anterior, uma de conteúdo-base.
Sendo assim, é importante pesquisar todos os requisitos previamente para se manter dentro do cronograma da sua Instituição!
Agora que você sabe a importância das disciplinas complementares e como escolher, é hora de procurar na sua faculdade! Compartilhe com a gente a sua experiência aqui com a gente e não deixe de se cadastrar no Saber em Rede! Com a gente, é possível ganhar comissões em dinheiro indicando novos alunos para as Instituições de Ensino parceiras. Tudo é online e sem mensalidade!