Já está nos últimos anos da faculdade pensando no que estudar depois da formatura? Ou tem alguns anos no mercado de trabalho e precisa se atualizar para alcançar um novo patamar? Talvez esse seja o momento de planejar a continuidade do seu conhecimento, por isso, para contribuir melhor nessa escolha, aprenda aqui a diferença entre MBA e Pós-graduação.
Leia mais: Como começar a empreender on-line? Conheça 3 oportunidades
A grande dúvida da maioria dos estudantes de Ensino Superior é como se manter em atualização para o mercado de trabalho e construir uma carreira de sucesso. Nesse sentido, os cursos superiores, indicados após a graduação, têm exatamente esse objetivo: propiciar continuidade à sua área profissional.
Diante dessa premissa, se você buscar cursos pela internet afora, encontrará milhares de opções em diferentes áreas, formatos, especialidades, entre outros. Nesse meio, destacamos 2 frentes igualmente importantes, mas que podem oferecer diferenciais dependendo do seu momento de vida e objetivos.
Vale a pena estudar após a graduação?
A resposta é: sim. Independente se você está se formando, acabou de se formar ou já tem alguns anos de diploma, continuar estudando é sinônimo de atualização. Isso porque é possível encontrar cursos teóricos e práticos, experimentais, generalistas ou focados em apenas um tema, que podem servir para qualquer momento da sua carreira, basta encontrar o ideal!
Estudar também mostra para o mercado que você é um profissional que deseja ter atenção ao que o próprio setor exige. Mesmo que seja um profissional de longa data ou esteja em migração de carreira, todas as experiências são válidas e os benefícios não acabam.
Leia mais: Ensino presencial, EAD ou Híbrido: vantagens e desvantagens
Mas qual a diferença entre MBA e Pós-graduação?
Embora sejam destinados para o mesmo público, que são pessoas graduadas, o MBA e a Pós-graduação têm algumas distinções.
Cursos de Pós-graduação:
Em geral, esses cursos são divididos em stricto sensu e lato sensu. Sendo que o stricto sensu tem relação ao ensino teórico e de pesquisa em programas de mestrado ou doutorado. Quem pretende seguir carreira acadêmica, com interesse em ministrar aulas para Ensino Superior, pode ter mais afinidade com esse tipo de condução. Tem média de duração entre 2 e 4 anos.
Já o latu sensu é voltado para uma especialização mais tática dos profissionais, ou seja, tem ênfase em negócios e prática diária do profissional de acordo com a área escolhida. A média de duração também varia entre 2 e 3 anos.
Leia mais: Dicas para criar e manter uma rotina de estudo
Cursos de MBA:
Por outro lado, MBA significa Master in Business Administration, em português é Mestre em Administração de Negócios. Tem foco em administradores e outros profissionais que trabalham diretamente com gestão de empresas, independente do setor.
Apesar de ser uma modalidade de pós-graduação, o MBA não é mestrado, ao contrário disso, o propósito é preparar profissionais para cargos de gestão em gerências e afins. O tempo também varia entre 1 e 2 anos.
Quer aprofundar e conhecer na prática esses cursos? Cadastre-se no Saber em Rede e conheça os curso disponíveis das nossas universidades parceiras.