Você, como vendedor de um produto ou serviço, é o contato mais importante entre a marca/empresa e o consumidor. Por isso é importante aprender e estar preparado para abordar o seu cliente de forma que a venda seja concretizada.
Por isso, o assunto deste conteúdo é sobre como vender mais, com técnicas de vendas e dicas para façam o seu trabalho prosperar!
Leia mais: Como o Saber em Rede pode ajudar na sua educação financeira?
1- Quem é o seu público?
O primeiro passo é entender quem são as pessoas que precisam do que você vende. Por exemplo, idade, ticket médio (é o valor médio das vendas de um período), em quais redes sociais essas estão, quais as maiores dores com relação ao seu produto/ serviço.
Ao saber quem é o seu público, construindo um perfil dele, é possível fazer uma abordagem assertiva, que ajuda a criar um vínculo de confiança e credibilidade. Isso gera um gatilho mental que se chama reciprocidade. O seu cliente sentirá a necessidade (e vontade) de ser recíproco a toda atenção que você dá para ele.
2- Seja sincero e claro
Ao criar uma relação com os seus clientes, seja sempre honesto.. Criar e manter a confiança, são fatores essenciais para a manutenção de um vínculo que pode, inclusive, trazer mais pessoas como potenciais consumidores.
Por isso, ouça o cliente, entenda a necessidade dele e lembre-se que, acima de tudo, você está ali para ajudá-lo, não apenas vender algo.
3- Foco no cliente
Experiência é tudo! Quando você vai ao restaurante, loja ou mesmo compra online, todo o processo até ter o produto em mãos é extremamente importante, certo? Você avalia cada detalhe do atendimento e comenta sobre como ele foi para outras pessoas a sua volta.
Com o seu cliente é a mesma coisa! Por isso, preste sempre atenção no que ele diz, nas informações que ele passa quando estão conversando. Se for uma primeira abordagem, provavelmente a pessoa não vai dar muito espaço para que você explique tudo.
Você pode começar a abordar o seu cliente com algo como “Qual a dificuldade que você teve até hoje para começar uma faculdade?”. Esse tipo de pergunta aberta dá espaço para a pessoa contar os detalhes dos problemas que ele teve. Apresente, no decorrer da conversa, as soluções têm para ela.
Leia mais: Como vender cursos pelo Instagram?
4 – Valorize o seu tempo
Já ouviu o ditado que diz que nem tudo o que reluz é ouro?Pois bem, nem toda pessoa será um potencial cliente e tudo bem. É preciso reconhecer e aceitar que nem todos procuram o que você oferece.
Persistir no “cliente do outro” é frustrante para ele e para você também, que perde tempo insistindo em algo que não vai trazer retorno. Você não pode vender algo para quem não quer ou não precisa.
5- Marque a próxima conversa
É possível que uma única ligação ou encontro não seja o suficiente para abordar o seu cliente com todas as soluções que pode oferecer. E também, provavelmente, não dê tempo para ele contar sobre tudo o que busca.
Por isso, deixe marcado um segundo contato para continuarem com o relacionamento. Você pode dizer que vai estudar todas as possibilidades existentes e apresentará neste outro momento, aqui é válido sugerir uma ligação ou até por e-mail.
Assim, como Embaixador do Saber em Rede, você tem acesso a um mundo de possibilidades para abordar o seu cliente com qualidade e assertividade. Lembre-se sempre que o cliente é uma pessoa, como você. Ele quer soluções que sejam compatíveis com a vida dele, não mágica.
Um comentário em “5 dicas para conhecer e abordar o seu cliente”