Até 2019, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) não haviam divulgado como eram corrigidas as provas do ENEM. Entretanto, neste ano, devido à situação, o INEP publicou algumas cartilhas explicando como as provas são corrigidas para, dessa forma, auxiliar os alunos que prestarão o exame. Neste texto você vai conhecer um pouco sobre como funciona a correção do ENEM e da Redação. Vamos lá?
Leia mais: O que é ENEM?
Correção do ENEM e da Redação
Sabemos que, por conta da pandemia, estudar em casa se tornou uma tarefa muito difícil. Para quem está nesta situação, pode aproveitar o conteúdo que já desenvolvemos aqui no blog sobre como se preparar para o ENEM.
Para ajudar, o INEP disponibilizou as cartilhas que os avaliadores seguem para corrigir as redações do ENEM. Com isso, ao liberar este material, a instituição permite que estudantes e professores se aprofundem nos fatores principais que determinam a pontuação em cada uma das competências avaliadas.
Como é feita a correção?
A redação do ENEM é avaliada por dois corretores, que concedem uma nota entre 0 e 200 para cada uma das cinco competências. Os cinco manuais publicados explicam como elas são avaliadas, além de outra cartilha que descreve o que leva a ter nota zero. As competências são:
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto;
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.
Após os dois avaliadores corrigirem, se as notas por cada competência for maior do que 80 pontos, um terceiro corretor avalia. Neste caso, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas totais que mais se aproximarem. Ainda assim, uma banca de especialistas pode avaliar a prova se:
- persistir a discrepância de notas entre os avaliadores;
- se a redação tiver nota 1000 por todos avaliadores.
Clique aqui para baixar as cartilhas e manuais do INEP.
Além disso, lembre-se, as datas das provas do ENEM 2020 ainda são incertas, mas, por enquanto, as provas estão marcadas para os dias 1 e 8 de novembro, provas impressas, e 22 e 29 de novembro, provas digitais.
Neste artigo, explicamos como é feita a correção do ENEM e da Redação. Quer saber mais? Continue acompanhando os nossos conteúdos e fique por dentro de tudo o que permeia o mundo da educação aqui no Blog do Saber em Rede.
Um comentário em “Como o MEC corrige a prova do Enem e a redação?”