Quem trabalha com marketing e vendas sabe da importância de um bom conteúdo em todos os canais de divulgação. Por isso, atendendo possíveis dúvidas, trouxemos uma seleção de dicas para você criar vídeos para suas redes sociais mantendo qualidade e eficiência!
Leia mais: Cursos gratuitos on-line: conheça as principais plataformas
Para começar esse texto, é importante relembrar como as plataformas têm se expandindo por diferentes objetivos, públicos e, principalmente, integração dos formatos. Um dos mais utilizados nos últimos anos são os vídeos em suas mais variadas maneiras, com edição por aplicativo, uso de filtros, músicas, efeitos, entre outros recursos audiovisuais.
A verdade é que gravar, editar e publicar vídeos não é mais um mecanismo apenas de cinema ou televisão. Vai muito além! Hoje, profissionais mais buscados no mercado de marketing têm conhecimento – no mínimo, básico – sobre criação de conteúdo audiovisual para internet.
Por que criar conteúdos em vídeo pode ajudar sua carreira?
Como sempre falamos por aqui, as principais redes sociais têm milhões de usuários prontos para serem impactados por diferentes conteúdos. E é nesse ponto que as marcas buscam expandir seu nome aproveitando a praticidade e alcance de clientes.
No caso de quem atua como Embaixador(a) do Saber em Rede, aproveitar os diferentes recursos de vídeo é tão importante quanto pensar em divulgações dos links.
Isso porque, de acordo com o Instagram, o Reels recebe mais de 140 bilhões de reproduções diárias. Além disso, um estudo da Emplifi indicou que esse formato também tem um engajamento 40% maior do que os demais tipos de postagens.
Ou seja: é mais uma ferramenta útil para você aproveitar e divulgar seu trabalho como Embaixador(a) Saber em Rede. Agora, confira dicas para criar conteúdos em vídeos!
Leia mais: Conheça 5 blogs sobre empreendedorismo para você acompanhar
Criar vídeos pode ser uma solução simples, prática e objetiva para você vender cursos bem como se posicionar na carreira com marketing digital. Aproveite as 5 dicas para começar agora mesmo:
1 – Pense no roteiro do seu vídeo
Pode não parecer, mas grande parte dos influenciadores com conteúdos em vídeo que viralizam, usam roteiros para se guiar no momento da gravação.
Um roteiro, basicamente, é um guia em texto que contempla o conteúdo (como fala, imagem ou som) para você construir a narrativa do vídeo. Existem inúmeras maneiras de fazer roteiro, mas ele é completamente adaptável à sua necessidade.
2 – Crie vídeos seguindo o comportamento do público de cada plataforma
Estudos indicam que vídeos longos têm melhor performance no Youtube enquanto os curtos são para o Instagram/Tik Tok.
É importante conferir as melhores práticas para a plataforma que você vai publicar pensando no tipo de público que tem interesse ali.
3 – Crie vídeos para tirar dúvidas
Dúvidas são ótimos geradores de conteúdos, pois grande parte do público quer entender o “como” e “por que”. Pense em usar a caixinha de perguntas dos stories do Instagram, por exemplo,para coletar dúvidas dos seus seguidores.
A partir daí, é só responder em formato de vídeo, bem curto e rápido!
4 – Apresente mais sobre o universo da Educação
Vá além do básico de divulgação de curso e desenvolva seu lado como representante da Educação. Algumas dicas interessantes para render séries de vídeos: apresentar o passo a passo para o aluno realizar a matrícula; mostrar um pouco mais da estrutura ou site da Instituição de Ensino; dividir os vídeos pelas áreas de ensino; etc.
5 – Edite por meio de aplicativos
Caso prefira mais facilidade, você pode editar seus vídeos diretamente nas plataformas de redes sociais. Porém, se preferir melhor finalização, alguns aplicativos contam com recursos que se assemelham aos programas profissionais, como o CapCut!
Leia mais: Entenda como funciona o financiamento estudantil
Agora que você já sabe como começar a gravar vídeos, aproveite para conhecer as Instituições parceiras e cursos disponíveis no Saber em Rede!
No meu entendimento, o cérebro humano é programado para processar informações visuais de forma rápida e eficiente, e é por isso que o conteúdo audiovisual pode ser tão cativante.
Além disso, a mídia audiovisual pode ser usada para transmitir emoções e contar histórias de uma forma que outras formas de comunicação não podem.
Bom, na prática, primeiro preciso ter uma mensagem clara, ou seja, na pré-produção audiovisual entender qual é a mensagem que o vídeo precisa passar para o público.
Segundo, criar um roteiro bem produzido, contendo um roteiro que seja bem-produzido é uma estratégia infalível para que o vídeo tenha sucesso.
E por último, gerar conexão com o usuário, ou seja, se o vídeo não desperta o interesse do público o tempo todo, provavelmente ele não será assistido até o final.
Dicas muito boas para iniciar o meu negócio de renda extra Educação a distância.
Já coloquei no papel, agora criar os roteiros, instalei o aplicativo e aplicar para ajudar outras pessoas a realizar o sonho do diploma.
Nas redes sociais o conteúdo em vídeo ajuda a apresentar de uma forma mais explicativa e bem apresentada os produtos e serviços, chamam a atenção de quem vê, principalmente se criado de uma forma que “prenda até o final” quem está do outro lado da tela.
Realmente é uma ferramenta útil que traz resultados, obrigada pelas dicas!
Bom, eu varia muito as postagens nas redes sociais tanto no Instagram e Facebook.
Pretendo migrar para o TikTok, fazer uns vídeos rápidos porque muitos acessam essa rede social.