Ir para o conteúdo
  • Saber em Rede | Home
  • Empreenda fácil
  • Vida de Estudante
  • Voz da Educação
Blog do Saber
Vida de Estudante

Como se preparar psicologicamente para o ENEM

Publicado por Lissa Sousa em novembro 8, 2021 | Atualizado em novembro 11, 2021
3 minutos para ler

Ainda que surjam as maiores adversidades da vida, todo ano o ciclo se repete: as provas do ENEM desafiam os vestibulandos. E quanto mais perto a data se aproxima, mais aumenta a ansiedade e nervosismo dos candidatos. Por isso, neste texto, trouxemos dicas para se preparar psicologicamente para o ENEM.

Prepare-se psicologicamente para o ENEM

É fato que, hoje em dia, o ENEM é uma prova que mobiliza não apenas o candidato, mas sua família, professores e amigos. A expectativa colocada pode gerar ansiedade, diminuir a concentração e o preparo para o raciocínio, aumentando a dificuldade de interpretação durante a prova. 

Por isso,é tão importante manter a saúde mental tanto durante os estudos quanto no próprio da prova. Mas como lidar com essas questões sem perder a cabeça? Vamos discutir dicas para contribuir nas emoções deste momento e orientar os alunos indicados? 

Leia mais: Como o MEC corrige a prova do Enem e a redação?

Bons hábitos 

Antes de tudo, é fundamental ter bons hábitos de rotina e saúde. Sim, isto mesmo! Aquele papo de sempre sobre manter uma rotina saudável que mescla exercícios, descanso e estudo voltou por aqui. Mas confessamos, não é por acaso. 

Dormir bem, praticar exercícios físicos e seguir uma boa alimentação durante o ano de preparação são pontos fundamentais para uma vida equilibrada. Desta forma, você mantém não apenas a saúde física, mas também sua área emocional. 

No dia da prova, a sua rotina deve ser mais relaxada e tranquila possível, por isso, este hábito desenvolvido ao longo do tempo vai te ajudar a ter mais resiliência. 

Prepare o seu cérebro 

Outro ponto importante é manter a sua mente preparada para o dia D. Sendo assim, é importante manter os pensamentos sobre as possibilidades da prova de forma realista: “Se não souber a resposta da questão, o que deve fazer?” ou “Como elencar as principais questões e resolvê-las”. 

Normalmente, este tipo de estratégia é ensinada por professores tanto do Ensino Médio como de Cursinhos preparatórios. Mantenha-se sempre em atualização! 

Leia mais: Como se preparar para o Enem?

“E tá tudo bem!” 

Ao chegar próximo do dia do ENEM ou dos outros vestibulares, não adianta estudar novos conteúdos. É momento de revistar o que você sabe deixar espaços de relaxamento durante o dia. 

Para isso, mantenha a tranquilidade nas últimas semanas e pense no ENEM (ou vestibulares) como uma etapa dos seus objetivos.Este dia não será o último tampouco decisivo para a sua carreira, é apenas uma fase! 

Atualmente, o mercado de trabalho é muito dinâmico e muitos profissionais não passam na primeira tentativa. E está tudo bem! Quando você conhece histórias de resiliência e tentativas, percebe que o sucesso e fracasso depende muito do nível de risco. E isso só é possível tentando! 

Já está pronto para indicar novos alunos? Aproveite este texto para criar novos conteúdos sobre ENEM e vestibular da sua faculdade. Dessa forma, você pode indicar mais alunos e garantir comissões em dinheiro!

Posts relacionados

As guerras nos vestibulares: como dominar o assunto?

Publicado por Lorena Severino em setembro 30, 2025

Quais são as 3 maiores áreas do mercado de trabalho hoje em dia?

Publicado por Lorena Severino em setembro 3, 2025

Como explorar a liberdade de pensamento nas redações do ENEM

Publicado por Lorena Severino em agosto 5, 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Site criado por Rock Stage.
Visite nosso site. Saber em Rede