Todo universitário sabe: a faculdade é uma das fases mais importantes. Ali, serão 4 ou 5 anos estudando, com muito esforço e dedicação, para alcançar o sonho de conquistar um diploma do curso superior. Certificado este que pode trazer melhores oportunidades para sua vida (e da família!) bem como a independência financeira.
No entanto, a construção de uma carreira de sucesso não começa neste diploma. É preciso se preparar para o trabalho durante logo que entrar, afinal, a vida pós faculdade é muito mais exigente com empresas competitivas. Por isso, vamos mostrar como você pode se organizar já pensando nas possibilidades depois da formatura!
Leia mais: Disciplinas complementares: o que são e por que melhoram o seu currículo
E depois da formatura?
Bom, uma coisa é certa: nos últimos meses de aula, as discussões sobre a vida pós faculdade serão recorrentes entre você e seus colegas. Isso é ótimo pois todos poderão compartilhar os mesmos anseios e esperanças.
Entre elas, existe a dúvida sobre permanecer estudando. E já adiantamos aqui: o curso de pós-graduação pode significar um aumento de até 118% nos rendimentos. Então, ainda durante o período das aulas é fundamental pensar nas possibilidades de continuar os estudos em uma área mais específica. Este será um esboço da sua carreira!
Leia mais: Pós-graduação no 2º semestre: prepare a sua carreira
Continue estudando!
Um spoiler: para se manter no mercado de trabalho altamente competitivo, você precisará se manter estudando em todos os momentos. Isso porque o diploma de graduação pode não ser suficiente para te manter apto na hora de concorrer às vagas.
Investir no aprimoramento da educação sempre será a principal estratégia para te destacar aos olhos das empresas. E, claro, pode aumentar as suas chances de promoção ou mesmo na hora de pedir aumento. Além dessas, outras vantagens de manter os estudos em dia:
- manter-se atualizado nos conhecimentos;
- aumentar o networking;
- expandir as ideias;
- conhecer mais possibilidades de trabalho.
Leia mais: Quais as vantagens de fazer uma pós-graduação?
E quais as possibilidades pós faculdade?
O objetivo principal é construir uma carreira de sucesso, onde você aplica o que aprendeu e consegue bons rendimentos em seu trabalho, certo? Veja as alternativas de estudos para fazer depois da formatura.
- Segunda graduação
Esta é uma possibilidade para quem, depois do término da faculdade, não conseguiu se realocar ou acredita que também pode ter outra função. Hoje, há cada vez mais espaço para atuações interdisciplinares, ainda que sejam de áreas diferentes.
Neste sentido, você pode optar por formações mais rápidas como tecnólogos e EAD.
- Pós-graduação stricto sensu — Mestrado e Doutorado
Na pós stricto sensu, o profissional vai se aprofundar em assuntos mais voltados à área de estudo, mas com foco na produção científica. Isto é, seguir a carreira acadêmica como pesquisador, professor universitário e até autor de livros e artigos. Podendo ser o mestrado ou doutorado.
- Pós-graduação lato sensu — Especialização e MBA
É na pós-graduação lato sensu, onde estão as especializações e MBA (sigla em inglês para Master of Business Administration). Aqui, você vai se dedicar para os estudos na prática, mas sem aprofundar em temas mais restritos.
- Cursos de extensão
Apesar de não serem cursos de pós-graduação, estes são os mais populares e acessíveis, afinal, em muitos casos você não precisa estar do diploma, apenas noções ou experiência.
Eles se dedicam em estudar determinando assuntos, em curto prazo de tempo e com foco, muitas vezes, na prática. Sem carga horária pré-definida, podem durar pouco mais de cursos livres, de 3 a 5 meses.
Leia mais: Cursos livres: o up no seu currículo
Encontre o seu curso de pós-graduação!
Agora que você já pode construir um esboço da carreira que pretende ter, o melhor lugar para encontrar uma Instituição de Ensino é no Saber em Rede! São diversas faculdades com cursos em todas as áreas e oportunidades incríveis.
Se você for Embaixador(a), aproveite para divulgar este conteúdo com novos alunos e conquistar suas comissões em dinheiro!