A melhor característica de um vendedor é a persuasão. Mas engana-se quem pensa que convencer o cliente é uma habilidade de nascimento. Pelo contrário! Existem técnicas que podem ajudar qualquer pessoa na hora de influenciar clientes e é isso que vamos falar neste texto!
Leia mais: Como abordar o seu cliente?
1. Escute o outro
Primeiro ponto: além de demonstrar interesse pelo que o outro está falando, é necessário também criar o hábito de reafirmar o que ele diz, como complementar o seu raciocínio.
Mas, veja bem, não falamos sobre ser falso ou concordar com tudo. É dedicar tempo para ouvir as necessidades e opiniões da outra pessoa.
Esse tipo de atitude mostra a eficácia do seu atendimento e, principalmente, a sua boa vontade em prestar um serviço. Dessa forma, será mais fácil sustentar a atenção de qualquer um para o seu produto por mais tempo.
Por exemplo: “Eu concordo completamente com você, a educação é um investimento para a vida. Uma pessoa qualificada está melhor preparada para as oscilações do mercado de trabalho. Por isso que na Instituição de Ensino que represento, você consegue encontrar opções…”
2. Fale na terceira pessoa do plural
Neste sentido, o objetivo é falar em conjunto. Ou seja, mostrar que não está sozinho e que conta uma equipe de apoio. Por isso, procure apresentar a empresa consolidada que você representa e como todos os profissionais trabalham pelo melhor serviço na educação. Isso pode servir como prova social e sustentar todos os seus argumentos de vendedor.
Exemplo: “Ao lado do Saber em Rede, nós, Embaixadores, sempre trabalhamos para promover a educação. Você conhece a Instituição de Ensino? Ela está comas seguintes ofertas… Fique tranquilo, pois providenciamos todo o suporte necessário pra você se matricular….”
3. É agora ou nunca!
Continuando, após apresentar todos os benefícios do seu produto, faça uma proposta que o cliente não tenha como negar. Ao fazer uma oferta irrecusável, o cliente tende a pensar que ali é a “linha de chegada”.
Exemplo: “A Instituição que represento tem X anos de história, professores qualificados e uma gama enorme de cursos. Por sinal, neste período, ela está com ofertas muito boas para quem deseja se fazer um curso superior, vamos ver se está dentro do seu orçamento?”
4. Chame pelo nome
Uma forma de chamar a atenção de uma pessoa é chamá-la pelo nome com frequência. Assim, cria-se um elo com o cliente, fazendo com se sinta à vontade, confortável e importante.
5. Treine a oratória
Todavia, a maneira como você fala também é uma forma de influenciar as pessoas. Por isso, escolha bem o seu tom de voz na hora das apresentações e conversas.
Uma dica simples é treinar em frente ao espelho. Dessa maneira, será possível observar os seus gestos, pequenos desconfortos e, claro, a entonação da sua voz.
Leia mais: Venda com confiança: como melhorar sua oratória
Curtiu? Estas foram algumas dicas rápidas para quem precisa influenciar clientes. Lembrando que, ao longo da sua carreira, você aprenderá novas formas e como pode se comportar com os diferentes tipos de pessoas.
O Saber em Rede é um exemplo de empreendedorismo para receber ótimas comissões a partir da venda de cursos de graduação e pós-graduação.
Basta se cadastrar, gratuitamente, e aproveitar as vantagens como autonomia, independência e flexibilidade para a sua vida.
Como Embaixador do Saber em Rede, você tem acesso às possibilidades para se tornar um empreendedor e vender os cursos aos seus clientes. Entre para este time!
Adorando essas dicas!
A gente fica bem perdido em como convencer o cliente a comprar, mas assim, fica bem mais fácil!…