Uma rede social voltada para o ambiente corporativo? Sim, existe e é mais promissora do que você pensa. Neste texto, vamos trazer dicas sobre como conseguir um emprego usando o LinkedIn.
Leia mais: Qual a importância do intercâmbio para o currículo?
O que é LinkedIn?
O LinkedIn é uma rede social criada com um objetivo maior de conectar pessoas interessadas em carreiras profissionais. Isso significa que ali, você vai encontrar tudo que diz respeito ao mercado de trabalho, desde notícias, interações, influenciadores e até elas: as vagas de emprego!
De acordo com estatísticas da própria plataforma (divulgadas por Erica Firmo, gerente de comunicação da rede profissional, no podcast Entre Trampos e Barrancos), um profissional é contratado através do LinkedIn a cada 7 segundos.
Leia mais: Como escolher a faculdade certa? Dicas importantes para a sua carreira
Seja para conseguir um emprego, divulgar seu trabalho (como pessoa autônoma), encontrar clientes para determinado serviço, fazer networking… Enfim, independente de qual seja o motivo para estar no LinkedIn, é a melhor rede social para mostrar a outras pessoas exatamente o que você faz.
Como procurar vagas no LinkedIn?
Antes de tudo, é preciso criar um perfil na plataforma do LinkedIn incluindo todas as informações necessária, como:
- Foto de perfil: deve estar adequada à sua profissão, lembre-se de manter o profissionalismo e imparcialidade. Fotos informais (que mais se encaixam com o Instagram, por exemplo) devem ficar de fora. Também evite fotos com óculos escuros. O ideal é observar como a maioria das pessoas está fazendo e replicar da mesma maneira.
- Biografia: A biografia aqui será descrita, brevemente, no título e resumo. Pense na rede social como o seu currículo profissional. Ali, devem constar informações sobre sua carreira e a vaga que você está apto(a) para trabalhar ou já trabalha, bem como uma descrição sobre a sua trajetória de vida.
- Cargos e habilidades: preencha incluindo os cargos bem como as habilidades que você adquiriu nessas experiências. Aqui, valem também os trabalhos voluntários, viu? Coloque toda a sua formação para ter um histórico consistente com evolução.
Leia mais: Como ganhar dinheiro usando apenas o celular
Hora de procurar emprego no LinkedIn!
Pronto, com o perfil completamente preenchido (isso é muito importante!) chegou o momento de procurar o emprego que se encaixa nos seus objetivos Vale lembrar que o LinkedIn funciona como uma grande vitrine para divulgação de vagas disponíveis em diferentes tipos de empresa. Você só precisa saber filtrá-las!
Antes de tudo, comece a seguir aquelas empresas que você admira para receber vagas abertas a qualquer momento!
Agora, para encontrar diferentes vagas de emprego, faça um filtro dos seus interesses na carreira e procure as vagas coerentes e similares. Depois, acione o alerta de vagas para receber uma notificação sempre que estiver atualizado.
Ao longo do tempo, você começará a receber mais vagas disponíveis e – muitas – são com candidatura do próprio LinkedIn.
Viu como é mais simples do que pensamos? Aproveite para usar o Linkedìn como a sua rede social favorita para conquistar empregos!