Os menores empreendedores são, juntos, os maiores empregadores do país. Em Fevereiro de 2019, 72,3% do total de vagas abertas eram dos pequenos negócios, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Essas informações são importantes, reais e positivas para quem pensa em empreender na faculdade.
Leia mais: Marketing de recomendação para vender cursos de Ensino Superior: vale a pena?
Empreender na faculdade
Se você tem o sonho de empreender e gostaria de começar enquanto está na universidade, este conteúdo foi pensado para você! Acompanhe as dicas de boas práticas, adeque ao que está nos seus planos e foque naquilo que ainda precisa fazer.
1- Empresa júnior
Algumas faculdades oferecem suporte à empresa júnior, ou seja, um negócio desenvolvido por alunos, com a supervisão de um ou mais professores. Ela funciona como uma empresa comum que presta serviços à sociedade, mas com um diferencial: cobra valores abaixo do mercado.
É uma ótima oportunidade para viver as experiências de ser um empreendedor com planejamento, administração, marketing, liderança, organização e execução. São áreas e passos importantes na elaboração de qualquer empresa.
2- Consultoria em TI e Mídias Sociais
Se há um ambiente em que as novas tendências fazem parte da rotina , esse lugar é a faculdade, principalmente, nas áreas relacionadas a TI. Com a grande ebulição das tecnologias, as novidades pipocam nessa área. Você pode começar oferecendo os seus serviços de consultoria para amigos, colegas de faculdade e professores.
Quando tiver segurança no que faz, com mais experiência e conhecimento, crie seu portfólio ou currículo e envie para as empresas. E você começou a empreender na faculdade sem ao menos perceber!
Além disso, as mídias sociais são um importante meio de comunicação. Use-as para construir o seu networking e divulgar os seus serviços.
3- Paisagismo, jardinagem e design
O que essas três áreas têm em comum? Se você faz arquitetura ou design de interiores, pode oferecer serviços de decoração profissional e até criar uma pequena empresa de paisagismo e jardinagem.
A procura por apartamentos cada vez menores está alta. As pessoas buscam profissionais para ajudar na composição dos ambientes e organizar da melhor maneira. Além disso, essa é a temporada das plantas dentro de casa. Este é um potencial mercado para auxiliar, enquanto está graduando, no paisagismo desde a fachada de uma casa ou até um apartamento studio de 24m².
4- Comece uma startup
Você percebeu que a sua ideia é diferente do que o mercado tem disponível hoje? É um projeto inovador, possível de ser escalado?Junte algumas pessoas da própria faculdade e aproveite o momento para colocar os rabiscos mentais em prática. Muitas startups têm incubadoras de empresas, ambientes que são ideais para começar a desenvolver projeto disruptivos, com atualizações recorrentes. O melhor é que você pode contar com a consultoria dos professores.
Leia mais: 5 dicas de empreendedorismo para estudantes
5- Vendas
Hoje, a maioria das coisas são resolvidas a distância, com um ou dois cliques através de mensagens, posts, stories ou anúncios. O universo da Educação, por exemplo, também pode ser um dos meios de empreender nas redes sociais.
O Saber em Rede é um exemplo de empreendedorismo. Você pode receber ótimas comissões a partir da venda de matrículas em diversos tipos de cursos sem atrapalhar a sua graduação ou pós-graduação. Basta se cadastrar, gratuitamente, e aproveitar as vantagens como autonomia, independência e flexibilidade para a sua vida.Empreender na faculdade pode ser difícil, mas também muito desafiador, repleto de experiências e aprendizados. Independente da sua área, é possível começar a planejar hoje. Ainda mais se a sua for vender online. A plataforma do Saber em Rede é totalmente digital, acessível e fácil de usar. Veja como funciona!
2 comentários em “Boas práticas para empreender na faculdade”