Ir para o conteúdo
  • Saber em Rede | Home
  • Empreenda fácil
  • Vida de Estudante
  • Voz da Educação
Blog do Saber
Empreenda fácil

Boas práticas para empreender na faculdade

Publicado por Aline Barreto em julho 29, 2020 | Atualizado em agosto 21, 2020
4 minutos para ler

Os menores empreendedores são, juntos, os maiores empregadores do país. Em Fevereiro de 2019, 72,3% do total de vagas abertas eram dos pequenos negócios, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Essas informações são importantes, reais e positivas para quem pensa em empreender na faculdade.

Leia mais: Marketing de recomendação para vender cursos de Ensino Superior: vale a pena?

Empreender na faculdade

Se você tem o sonho de empreender e gostaria de começar enquanto está na universidade, este conteúdo foi pensado para você! Acompanhe as dicas de boas práticas, adeque ao que está nos seus planos e foque naquilo que ainda precisa fazer.

1- Empresa júnior

Algumas faculdades oferecem suporte à empresa júnior, ou seja, um negócio desenvolvido por alunos, com a supervisão de um ou mais professores. Ela funciona como uma empresa comum que presta serviços à sociedade, mas com um diferencial: cobra valores abaixo do mercado. 

É uma ótima oportunidade para viver as experiências de ser um empreendedor com  planejamento, administração, marketing, liderança, organização e execução. São áreas e passos importantes na elaboração de qualquer empresa. 

2- Consultoria em TI e Mídias Sociais

Se há um ambiente em que as novas tendências fazem parte da rotina , esse lugar é a faculdade, principalmente, nas áreas relacionadas a TI. Com a grande ebulição das tecnologias, as novidades pipocam nessa área. Você pode começar oferecendo os seus serviços de consultoria para amigos, colegas de faculdade e professores. 

Quando tiver segurança no que faz, com mais experiência e conhecimento, crie seu portfólio ou currículo e envie para as empresas. E você começou a empreender na faculdade sem ao menos perceber!

Além disso, as mídias sociais são  um importante meio de comunicação. Use-as  para construir o seu networking e divulgar os seus serviços. 

3- Paisagismo, jardinagem e design

O que essas três áreas têm em comum? Se você faz arquitetura ou design de interiores, pode oferecer serviços de decoração profissional e até criar uma pequena empresa de paisagismo e jardinagem. 

A procura por apartamentos cada vez menores está alta. As pessoas buscam profissionais para ajudar na composição dos ambientes e organizar  da melhor maneira. Além disso, essa é a temporada das plantas dentro de casa. Este é um potencial mercado para auxiliar, enquanto está graduando, no paisagismo desde a fachada de uma casa ou até um  apartamento studio de 24m². 

4- Comece uma startup

Você percebeu que a sua ideia é diferente do que o mercado tem disponível hoje? É um projeto inovador, possível de ser escalado?Junte algumas pessoas da própria faculdade e aproveite o momento para colocar os rabiscos mentais em prática. Muitas startups têm incubadoras de empresas, ambientes que são ideais para começar a desenvolver projeto disruptivos, com atualizações recorrentes. O melhor é que você pode contar com a consultoria dos professores. 

Leia mais: 5 dicas de empreendedorismo para estudantes

5- Vendas

Hoje, a maioria das coisas são resolvidas a distância, com um ou dois cliques através de mensagens, posts, stories ou anúncios. O universo da Educação, por exemplo, também pode ser um dos meios de empreender  nas redes sociais. 

O Saber em Rede é um exemplo de empreendedorismo. Você pode receber ótimas comissões a partir da venda de  matrículas em diversos tipos de cursos sem atrapalhar a sua graduação ou pós-graduação. Basta se cadastrar, gratuitamente, e aproveitar as vantagens como autonomia, independência e flexibilidade para a sua vida.Empreender na faculdade pode ser difícil, mas também muito desafiador, repleto de experiências e aprendizados. Independente da sua área, é possível começar a planejar hoje. Ainda mais se a sua for vender online. A plataforma do Saber em Rede é totalmente digital, acessível e fácil de usar. Veja como funciona! 

Quer aprender ainda mais? Baixe agora nosso ebook gratuito!

    Posts relacionados

    Como criar autoridade no nicho educacional através do LinkedIn

    Publicado por Lorena Severino em junho 16, 2025

    O poder das histórias de transformação: storytelling para vender cursos

    Publicado por Lorena Severino em maio 21, 2025

    Web Summit Rio 2025: O futuro da educação e tecnologia já é realidade no Saber em Rede

    Publicado por Lorena Severino em maio 14, 2025

    2 comentários em “Boas práticas para empreender na faculdade”

    1. Pingback: Venda consultiva: como você pode ter mais sucesso na negociação - Blog do Saber
    2. Pingback: Como o Saber em Rede pode ajudar na sua educação financeira? - Blog do Saber

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    indique cursos, ganhe comissões

    saberemrede

    No #DiadoVestibulando, trazemos para vocês um pos No #DiadoVestibulando, trazemos para vocês um post para ajudar aqueles que estão naquele momento de dar o primeiro passo rumo à sua carreira: a decisão de qual faculdade seguir. 

Para muitas pessoas, essa resposta já foi definida, para outras ainda existem dúvidas.

Por isso, vamos te ajudar a entender como escolher a profissão certa! 💡
    Qual é a imagem que vem a sua mente quando pensam Qual é a imagem que vem a sua mente quando pensamos em produtividade?

Provavelmente alguém que está alcançando mais: seja clientes, tempo, atividades, trabalho…

Poucos vão pensar em uma rotina de cuidados consigo mesmo.

Porém, reservar esse tempo para cultivar hábitos de autocuidados não apenas evita burnout, mas também melhora a produtividade para você aproveite o seu tempo de trabalho com qualidade.

Afinal, o que é autocuidado? É qualquer ação deliberada que você toma em prol da sua saúde mental, física e emocional.

Quando você cuida de si, há mais espaço para dar conta de todo o resto. 

Estudos psicológicos comprovam que a prática do autocuidado aumenta sua capacidade cognitiva, foco e concentração.

Ou seja, quanto mais você nutre essa relação e conexão com você mesmo, dando atenção para mente, corpo e espírito, maior será a sua produtividade.

Pensando nisso, fizemos uma listinha que pode te ajudar na sua busca por autocuidado, e consequentemente, seu rendimento:

👉🏽 Faça uma atividade física que você goste
👉🏽 Pratique meditação ou intervalos regulares para focar na respiração
👉🏽 Escolha alimentos saudáveis para as refeições
👉🏽 Leia um livro que te inspire e interesse
👉🏽 Durma 8 horas por dia no mínimo

O importante é você identificar o que é se cuidar para você e colocar na rotina!

#produtividade #autocuidado
    #tbt de quando no início do ano, nossa fundadora #tbt de quando no início do ano, nossa fundadora e CEO, @lailabmartins, deu uma palestra no @colegiolibertar para alunos do ensino médio.

Nela, Laila contou como inovar com Startups. Fomos muito bem recebidos pelo Colégio! 

Até a próxima a oportunidade de trocar ideias com essa galera dedicada 😉
    Hoje trouxemos essa #DicadoSaber para nossos Embai Hoje trouxemos essa #DicadoSaber para nossos Embaixadores ✌🏽

De acordo com Charles Duhigg, o autor de "O Poder do Hábito", a melhor maneira de deixar um hábito ruim é substituí-lo por outro.

É muito importante criar hábitos que te façam deslanchar no Programa, abandonando aqueles que atrapalham o seu crescimento 😄

Vamos colocar em prática?
    Como Embaixador(a) do Saber em Rede, você faz par Como Embaixador(a) do Saber em Rede, você faz parte da transformação da educação no Brasil, divulgando cursos dos mais variados níveis de formação para seus amigos.

Todo o processo é realizado on-line, em uma plataforma otimizada e todo o empenho tem sucesso garantido com comissões em dinheiro e prêmios exclusivos do Programa.

Você sabia de tudo isso? 🙌🏼

#oportunidade
    Hoje a #vozdaeducação vem diretamente da Itália Hoje a #vozdaeducação vem diretamente da Itália!

Maria Montessori criou um método educativo que ainda hoje é usado em escolas públicas e privadas mundo afora.

Destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibram, não sendo possível conquistar uma sem a outra. 

Suas pesquisas e estudos, contribuíram significativamente e revolucionaram o modo como a pedagogia via e entendia as crianças, pois seu método estimula a educação através da autonomia infantil.

Gostou de saber mais sobre ela?
    Siga-nos no Instagram!
    This error message is only visible to WordPress admins
    There has been a problem with your Instagram Feed.
    Site criado por Rock Stage.
    Visite nosso site. Saber em Rede