Se há algo que sempre reforçamos por aqui é a importância de um bom planejamento em todas as etapas de vendas. Assim como conquistar seus objetivos a longo prazo exige um bom plano com calendário para te guiar, a sua comunicação, para ser constante, também precisa. Descubra aqui como fazer um calendário editorial para suas redes sociais.
Leia mais: Descubra como vender mais usando a criatividade
O que é um calendário editorial?
O Calendário editorial nada mais é do que uma maneira de organizar seus posts e divulgações a partir das datas que podem ser oportunidades. Dessa forma, você se prepara para manter a atualização e rotina necessária que as redes sociais demandam. Algumas vantagens para criar seu calendário agora mesmo:
- Maior organização: é possível mapear as datas de oportunidades de acordo com o calendário da instituição de ensino;
- Presença digital constante: evita que as suas redes sociais fiquem sem atualizações, afinal, tem maior tempo de preparo para as publicações;
- Controle de resultados: é possível avaliar, a partir da documentação do seu calendário editorial, quais foram os dias com maior número de contato, vendas e períodos que podem repetir.
- Mais liberdade no dia a dia: com suas redes sociais programadas previamente, você tem mais liberdade para focar em atendimento com clientes e outros compromissos.
- Criatividade flui melhor: a organização é primordial para uma mente criativa, pois terá mais tempo de pesquisa e estudo do seus conteúdos.
Leia mais: O que é o Programa de Embaixadores do Saber em Rede? Descubra tudo!
O que deve constar no calendário editorial?
Você pode estar se perguntando exatamente isso, mas a resposta é bem simples: depende das suas estratégias. Para começar, é fundamental que já tenha uma breve noção de como funcionam as redes sociais e definir quais serão as suas prioridades. E a boa notícia: não é preciso ser especialista em marketing de conteúdo, podemos fazer agora mesmo!
Dito isso, com as redes sociais escolhidas, o primeiro passo é usar como referência um calendário do próximo mês. A partir dele, vamos anotar quais dias serão publicados conteúdos dentro desse mês. Um exemplo prático para aplicar no Instagram:
- Segunda, quarta e sexta: 1 post no feed do Instagram.
- Terça, quinta e sábado: 5 stories.
- Todos os dias: interação com clientes
Entenda que esse exemplo pode – e deve – ser adaptado à sua rotina. Se você tem mais tempo para publicar stories, é só replicar nos outros dias também. Com essa preparação para os próximos dias, é só avaliar como devem ser os temas. Compreenda com a nossa sugestão:
- Segunda: Vantagens em estudar na Instituição que você representa, post no feed.
- Terça: Enquete sobre o interesse do seu público em realizar uma graduação ou pós-graduação nos stories.
- Quarta: Divulgar 1 curso no feed.
- Quinta: Divulgar 3 cursos nos stories, uma sequência de 5 stories.
- Sexta: Diferenciais de quem tem uma graduação para o mercado de trabalho, post no feed.
- Sábado: Divulgar novos cursos ou fazer uma retrospectiva do que foi publicado no feed.
Calendário editorial em prática!
Pronto, de uma forma simples e direta, você já tem um direcionamento de como pode criar seu calendário editorial para o próximo mês. A partir da definição de dias e temas, ficará mais fácil se programar com antecedência para criar cada tema de acordo com um formato, se é imagem ou vídeo. Nessa etapa, vale usar toda a criatividade!
Leia mais: Metas SMART: como aplicar sendo autônomo
Agora que já temos os primeiros passos de um calendário editorial, aproveite para colocar todas as dicas aqui em prática. Saiba quais são as últimas ofertas e cursos que estão disponíveis na plataforma do Saber em Rede!