A educação a distância trouxe muita comodidade aos estudantes, principalmente, para quem não tem disponibilidade em se deslocar até a Universidade todos os dias. Mas os cursos disponíveis para EAD possuíam, em sua maioria, uma grande base teórica, como licenciaturas, administração e gestão.
Nos últimos anos, algumas áreas mais práticas, como Educação Física, Gastronomia, Enfermagem, entre outras, vêm ganhando espaço na modalidade. Mas como isso funciona? Nesse artigo, você vai saber como aliar teoria e prática na EAD.
Desafios da EAD
O principal deles é tempo. É preciso de um tempo de dedicação às leituras e ao conteúdo de aula, senão não há como aprender na EAD. Lembre-se que todo o aprendizado depende de você, que se torna agente ativo da sua própria educação, por isso é necessário organização e dedicação.
Outro desafio, é o uso do computador e o acesso à internet. Atualmente 74% dos brasileiros tem acesso à internet, mas somente 52,7% acessam via computador. A grande maioria (98,7%) utiliza o celular*. Com isso, se a Universidade não tiver uma boa plataforma que possa ser usada via mobile, fica mais difícil estudar a distância.
Leia mais: Educação a distância em tempos de coronavírus: o que esperar para o futuro?
Aliando teoria e prática
Algumas Universidades que ministram cursos tradicionalmente práticos, quando adaptam para a EAD, oferecem uma espécie de ensino híbrido. Dessa forma, o ensino teórico é feito a distância, com, todo material de leitura, videoaulas, fóruns e afins, estudados via plataforma digital. Porém, quando é o momento da prática as universidades realiza aulas presenciais.
Neste caso, as aulas presenciais podem ser feitas uma vez ou duas vezes na semana, quando são disponibilizados o acesso aos laboratórios e as atividades práticas.
Como potencializar o seu aprendizado?
Selecionamos algumas dicas que podem facilitar o seu aprendizado a distância mesmo em cursos práticos:
- Se dedique à todas as ferramentas disponíveis na plataforma online: as faculdades disponibilizam fóruns de discussão, tarefas, exercícios, canais para solucionar dúvidas, tutoria,etc;
- Reflita como o conteúdo teórico pode ser aplicado na prática;
- Participe das atividades complementares do curso, como estágio extracurricular, programas de extensão, iniciação científica e eventos.
Sempre existem meios de complementar o tempo que você disponibiliza para uma Universidade, seja presencial ou a distância, assim você consegue ter uma boa formação sem prejuízo para aliar teoria e prática. Afinal,, o seu engajamento nas ações na faculdade é determinante para o seu sucesso profissional.
Leia mais: O que é uma Edtech? Entenda mais sobre a modernização na educação
Gostou desse artigo? Acompanhe os conteúdos aqui no Blog Saber em Rede e conheça os cursos disponíveis em EAD no nosso site!
*Dados do IBGE, 2017.