Se antes as redes sociais já exerciam um papel importante na vida das pessoas, como ferramenta ideal para vender e atingir novos públicos, após a pandemia do coronavírus, se tornaram o principal meio para auxiliar os negócios.
Como o foco dos Embaixadores do Saber em Rede são os produtos das Universidades parceiras, neste artigo, vamos ensinar algumas dicas para você usar as redes sociais para vender cursos.
Leia mais: 4 dicas para ser um bom vendedor dos cursos do Saber em Rede
Entendendo as redes sociais
A primeira coisa que você precisa entender é que as pessoas estão nas redes sociais para confraternizar e seguir conteúdos que fazem sentido para a vida delas. Ela não seguiria nenhuma página ou conteúdo que não tivesse real impacto para ela. Por isso, é preciso compreender qual o público você quer atingir e quais os recursos você precisa usar .
Outro fator importante é que, as redes sociais não mostram o conteúdo para todos os seguidores da página, tendo uma média de alcance de 3%. Ou seja, se você tem uma base de seguidores de 1000 pessoas, somente 30 pessoas receberão o seu conteúdo de maneira orgânica. Por isso, você precisa criar estratégias de comunicação para alcançar o seu público e atrair cada vez mais seguidores para as suas páginas.
Qual rede social escolher?
Atualmente temos diversas redes sociais para criar conteúdos. Facebook, Linkedin, Instagram, Twitter, TikTok etc. O Whatsapp também é um aplicativo de comunicação, mas usado para vender e criar diálogos com os clientes. Neste artigo, vamos conhecer de forma genérica como começar a sua presença online, e depois, falaremos, especificamente, sobre cada rede.
Primeiro, a dica é usar aquela rede social que você tem mais familiaridade para desenvolver o conteúdo em vendas. Pense em criar uma comunicação original e complemente com todas as funcionalidades da rede escolhida. No Instagram, os vídeos do formato Rheels estão em alta. No Twiter, os usuários gostam de memes e interações de marcas. Use a sua criatividade para atrair um público interessado.
Também é preciso ter em mente que as redes sociais, com perfil de negócios, servem para divulgar produtos, criar diálogos e estabelecer relações/indicações. Porém, não tem como atuar sem desenvolver um canal de comunicação com o seu cliente (lembra do Whatsapp? É aqui que ele entra. Deixe visível o contato profissional que você irá se comunicar)
Evidente que é preciso ter tempo e dedicação para construir uma base de seguidores, por isso tenha a calma para executar as suas estratégias.
Como criar uma estratégia de conteúdo?
Com a rede social escolhida, busque entender quais tipos de conteúdos tem melhor desempenho. E, depois , defina um plano de atuação partindo das seguintes perguntas:
- Quais os temas centrais que serão divulgados?
- Dentro desses temas, quais conteúdos, além de vender os cursos, você acha interessante criar?
- Qual é o público você quer atingir?
- Qual o tom de voz da sua página? Amigável, cordial, simpático ou mais sério e institucional?
- Você vai falar como uma marca ou será em primeira pessoa?
Após ter as respostas dessas perguntas, você já terá definido os primeiros pontos do seu plano de comunicação e atuação nas redes sociais. Lembre-se: nada na internet é por acaso, tudo é baseado em planejamento e estratégias.
Leia mais: Saber em Rede: por que ser um embaixador da Educação?
Bom, esse conteúdo é o primeiro de uma série que visa ajudá-los a como usar as redes sociais para vender cursos. Se você ainda não é um embaixador, acesse o Saber em Rede e faça parte da equipe de embaixadores mais independentes do mercado. Até o próximo artigo!
Hoje em dia realmente é muito importante ter uma rede social, pois ela ajuda muito a alavancar suas vendas, ter mais contato com o cliente. Rede social é algo necessário!