Devido a pandemia do novo coronavírus, algumas práticas, que antes eram vistas como escolhas, começaram a se tornar obrigatórias e necessárias. Este é o caso das aulas remotas. Como meio de prevenção, muitas escolas adotaram a modalidade de ensino e este já pode ser um jeito experimentar como funciona a educação a distância.
Mas como entrar em um curso EAD? Nesse artigo, vamos responder essa pergunta.
Leia mais: Educação a distância em tempos de coronavírus: o que esperar para o futuro?
Aulas remotas x Educação a distância
Antes de começarmos, é necessário explicar a diferença entre aula remota e educação a distância. Primeiro que, a aula remota é a medida adotada pelas escolas e pelo Estado para a continuidade do ano letivo, mesmo com a pandemia da covid-19.
Ou seja, quando houver a flexibilização do período de quarentena, as aulas voltarão a ser presenciais. Já a educação a distância é uma modalidade de ensino que tem flexibilidade e autonomia para ser totalmente à distância, com pouca ou nenhuma aula presencial.
Agora vamos descobrir como entrar em um curso EAD?
1. Vestibular agendado
Uma maneira de cursar a modalidade EAD é prestar vestibular, como acontece no curso presencial, porém com certa flexibilidade, pois já existe o entendimento que o aluno não tem a disposição de tempo para ir até a faculdade. Com isso, é possível agendar o melhor período para prestar o vestibular.
Normalmente a faculdade estipula um período para a realização da prova e você pode adequar aos seus horários. Por exemplo, a faculdade informa que o período do vestibular será do dia 25 de Julho ao dia 30 de Julho, e o aluno se organiza para prestar o vestibular neste tempo.
Também existe a maneira de fazer o vestibular online. Se você quiser entender mais, clique aqui para ler nosso texto com todas as informações necessárias.
2. Segunda graduação
Se você já possui uma graduação e pretende fazer outro curso, seja em uma área correlacionada ou nova, existem algumas faculdades que aceitam o seu diploma de ensino superior para efetuar a sua matrícula, dessa forma, é dispensada a prova do vestibular.
3. Nota do ENEM
Já falamos aqui no blog sobre o ENEM e as principais dúvidas sobre ele, mas você sabia que também é possível usar a nota do ENEM para ingressar em uma Universidade?
Algumas usam a nota do ENEM para matricular, sem a necessidade de prestar o vestibular. Porém a seleção é baseada diante das melhores notas do exame.
Leia mais: Como escolher um curso? 5 características que você deve considerar!
Agora que você conhece algumas das maneiras de entrar em um curso EAD, no site do Saber em Rede, você encontra informações e ofertas em todas as áreas de graduação, e pode ganhar dinheiro indicando ou comprando para si mesmo. Aproveite o início do segundo semestre e comece a sua graduação!
4 comentários em “Como entrar em um curso EAD?”