Trabalhar como profissional autônomo oferece diversos benefícios para sua vida, incluindo as decisões sobre suas próprias metas financeiras. Nesse sentido, trouxemos um conteúdo específico para ajudar você a definir esses objetivos sem passar por dificuldades. Entenda melhor!
Leia mais: Como iniciar sua carreira de freelancer na faculdade?
Por que definir metas financeiras é importante?
Contas mensais, escola dos filhos, gastos imprevisíveis, são muitos exemplos do que podem compor suas metas financeiras. Além disso, o tempo também é algo muito particular, podendo ser adaptado para a realidade da sua família.
Por isso, independente se a sua atuação como autônomo(a) é a principal função ou uma alternativa que gera renda extra, é muito importante trazer seus objetivos e necessidades financeiras para o papel. Isso porque essa visibilidade vai te ajudar a entender o quanto precisa arrecadar por certo período e como tirar o melhor proveito.
Leia mais: 3 dicas para criar posts que engajam nas redes sociais
Primeiro passo: organização das metas
Para algumas pessoas, a organização pode parecer algo confuso e a tendência é procrastinar. No entanto, o primeiro passo para definição das metas é separar aquelas do seu trabalho com outras áreas da sua vida, como a função principal ou mesmo vida financeira pessoal. Por exemplo:
1- Você trabalha em uma empresa e atua como Embaixador(a)?
É importante saber exatamente quanto recebe e gasta em cada uma das funções para evitar confusão no final do mês.
Um ponto interessante é que você pode aproveitar a venda de curso para complementar seus objetivos. Para te guiar, comece pensando quantos cursos são necessários para arrecadar o valor que você precisa?
Dica: anote o que deseja receber no período, quanto recebeu, a fonte de recebimento e se houve algum tipo de gasto.
Leia mais: Aprenda a evitar os principais erros na abordagem de vendas
2- Ser Embaixador(a) no Saber em Rede é a sua principal função?
Você pode dedicar seu tempo integralmente em direção aos seus planos e isso é muito bom!
Com um trabalho integral, é possível aplicar mais estratégias de vendas e divulgação. Ou seja, mais oportunidade de gerar conteúdo, impactar clientes e alcançar mais metas financeiras. Comece pensando: se os seus gastos são em torno de R$2000 por mês, pode ser interessante receber comissões de, no mínimo, R$500 por semana.
Dica: defina, a partir das principais necessidades, o que precisa receber ao final do mês para suas contas principais e extras. Depois, busque distribuir pequenas metas de indicações de alunos ao longo das semanas para não se sobrecarregar e conseguir atender os alunos com dedicação total.
Leia mais: Aprenda 5 técnicas de atendimento personalizado ao cliente
3- Revisão das metas financeiras
Por fim, tenha sempre o controle e uma boa revisão dos seus resultados. Entenda que podem partir também de outros aspectos como situação econômica ou estratégias que não estão alinhadas com seu público. Quer mais conteúdos sobre metas financeiras? Comente aqui!