Como junção de duas estratégias, serviços e consultoria, a venda consultiva é mais um diferencial que profissionais autônomos devem levar em consideração. Por isso, nesse texto, explicamos o que é, vantagens, etapas e as principais habilidades, tudo isso para você conquistar seu cliente do início ao fim.
Leia mais: Aprenda a evitar os principais erros na abordagem de vendas
Nem tão nova assim, mas uma descrição sempre atemporal, a venda consultiva foi conceituada no livro Consultative Selling, do vendedor B2B Mack Hanan. Nessa obra, o autor explica que o objetivo do autônomo deve partir da parceria com o cliente, acompanhando e ajudando-o com as melhores decisões do negócio.
Ou seja, nessa estratégia, é interessante que ao vender, você se prepare para as particularidades de diferentes clientes em cada etapa do processo de escolha do curso até a conclusão da matrícula.
Vantagens da venda consultiva
Como é uma abordagem diferente, a venda consultiva tende a trazer vantagens diferenciadas para seu negócio, isso porque o foco é sempre no atendimento. Alguns pontos que você perceberá no dia a dia por meio da consultoria:
- Clientes que indicam o seu trabalho: essa é uma forte rede de novas conexões, visto que clientes satisfeitos sempre indicam bons serviços para conhecidos.
- Clientes que desistem menos de concluir a matrícula: a desistência, em muitos casos, pode ser influenciada pela pouca parceria que o cliente sente do vendedor. Ainda que haja dúvida ou adiamento, é importante manter-se à disposição.
Leia mais: Independência financeira para mulheres: empreendedorismo com a Educação
Como fazer uma venda consultiva
Agora que você já entendeu como as vantagens podem beneficiar a sua carreira profissional à longo prazo, entenda o que deve ser feito na venda consultiva:
1- Atendimento com o cliente
Na venda consultiva, o atendimento é primordial para coletar informações e definir como será a sua assessoria até os momentos pós-matrícula. Ou seja, nesse momento, você precisa ter uma lista de perguntas iniciais que servem como roteiro. Para isso, dê preferência às questões que podem gerar respostas mais completas. Uma dica é perguntar “como” e “por que”, que devem instigar o cliente a explicar e descrever suas reais necessidades.
Mas no processo de pesquisa, muitas vezes, o próprio cliente se sente confortável em trazer dúvidas e contar mais da sua própria vida.
Dica: demonstre interesse real pensando que essa é uma etapa para gerar confiança mútua.
2- Apresentação dos cursos
Após a primeira conversa, você deve realizar uma pesquisa profunda anotando os pontos apresentados pelo cliente. Ou seja, qual o valor que a pessoa tem à disposição para pagar? Existe algum requisito necessário que está pendente para o preenchimento da matrícula? Se sim, como resolver? Qual o período de interesse para os estudos, matutino, vespertino ou noturno?
Essas são apenas algumas questões que podem direcionar tanto o seu atendimento quanto a pesquisa para apresentar as opções de cursos. Dito isso, após esse diagnóstico, você tem capacidade para indicar as opções disponíveis na faculdade que representa.
Dica: se possível, apresente de maneira visual, usando o site da Instituição como referência e os materiais disponíveis no Saber em Rede.
3- Conclusão da matrícula
Na venda consultiva, o atendimento permanece até o momento pós-matrícula. Dessa maneira, você cria conexão com o cliente mostrando que tem interesse genuíno no sucesso da carreira. E é nesse momento que consegue criar novas indicações conquistando mais clientes!
Leia mais: Como começar a empreender on-line? Conheça 3 oportunidades
Alguma dúvida sobre venda consultiva? Deixe seu comentário aqui para trazermos mais informações relevantes sobre o tema!
Muito bom saber a respeito dessas características, vou começar a colocar como um dos objetivos principais desde em diante.