Ir para o conteúdo
  • Saber em Rede | Home
  • Empreenda fácil
  • Vida de Estudante
  • Voz da Educação
Blog do Saber
Vida de Estudante

Como melhorar a concentração com 5 técnicas cientificamente comprovadas

Publicado por Lissa Sousa em outubro 25, 2021 | Atualizado em outubro 25, 2021
3 minutos para ler

Vivemos numa Era cheia de estímulos em todos os lugares e, com a digitalização de quase todos os tipos de serviços, o uso de telas muitas vezes se torna a mesma fonte de trabalho/estudo/entretenimento. Manter a concentração é um desafio para você?

Seja para a leitura de um livro importante na faculdade ou estudo de marketing digital para vender cursos, este texto traz dicas cientificamente comprovadas para melhorar a concentração! 

Leia mais: 4 Dicas para vender cursos de forma criativa

1 –  Uma coisa de cada vez 

Ao contrário do que muita gente pensa, executar várias tarefas ao mesmo tempo não significa boa produtividade. Na maioria dos casos, o resultado é fazer tudo pela metade. 

De acordo com um estudo feito na Universidade Stanford, em 2009, mostrou que pessoas “multitaskers” têm desempenho pior do que quem faz uma tarefa por vez. No fim, tudo pode distrair essas pessoas, afinal, mudar de tarefa rapidamente gera mais gasto de energia do que realizar uma por vez. 

2 – Faça exercícios físicos 

Continuando, trouxemos novamente esta dica. Muito além de benefícios para o corpo em geral, os exercícios físicos estimulam a capacidade cognitiva do cérebro ao longo do dia. Aliás, durante o próprio exercício é fundamental praticar o “mindfulness” para o melhor resultado. 

Lembre-se: concentração é prática e treinamento! 

3- Busque a distração

Esta dica pode até parecer ironia em um conteúdo sobre como melhorar a concentração? Sim, é real! Mas, claro, é preciso moderação. 

Diversos estudos concluíram que estimular positivamente o cérebro ajuda a manter a motivação durante o período de maior foco. Basicamente funciona como uma recompensa de relaxamento. Busque fazer uma pausa de relaxamento de 5 minutos a cada 25 minutos  de concentração e, depois de 3 ciclos, uma pausa maior de 15 minutos. Esta é a técnica pomodoro e tem, comprovadamente, eficácia para quem vai realizar muitas tarefas em um dia. 

Leia mais: 3 dicas para começar sua carreira como Embaixador(a)

4 – Um solzinho às vezes faz bem!

Anteriormente, indicamos exercícios físicos para melhorar a concentração ao longo do dia. Se puder ser feito ao ar livre, melhor ainda. Se não, busque tomar um pouco de luz natural em períodos de pausas para ajudar na regulação do ciclo do corpo como um estímulo para despertar. 

5- Relaxe

Para finalizar, uma dica que pode parecer impossível quando o prazo está acabando. No entanto, quanto mais forçar a concentração, pior pode ficar. Sabe aquele ditado de que a pressa é inimiga da perfeição? Então é isso! 

Leia mais: Por que o Marketing Pessoal é importante para a sua carreira?

Agora que você já tem as dicas, busque formas para equilibrar todas as recomendações que colocamos aqui e foco nos estudos ou trabalho. Aproveite para conhecer todas as oportunidades das Instituições de Ensino parceiras do Saber em Rede. 

Posts relacionados

As guerras nos vestibulares: como dominar o assunto?

Publicado por Lorena Severino em setembro 30, 2025

Quais são as 3 maiores áreas do mercado de trabalho hoje em dia?

Publicado por Lorena Severino em setembro 3, 2025

Como explorar a liberdade de pensamento nas redações do ENEM

Publicado por Lorena Severino em agosto 5, 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Site criado por Rock Stage.
Visite nosso site. Saber em Rede