Cada dia que passa estamos mais dependentes da tecnologia. Ainda mais agora em que precisamos estar sempre conectados, seja para o trabalho ou para os estudos. A revolução industrial 4.0 não veio para brincadeira e há cada dia mais a exigência de se adaptar ao mundo digitalizado. Para isso, os cursos de tecnologias são bem importantes para atualizar os profissionais com os desafios atuais. Veja o que estão em alta neste período!
Leia mais: Por que fazer um curso superior em tempos de crise?
Um profissional de TI qualificado
No nosso dia a dia estamos mais tecnológicos. Para falar com amigos, usamos o Whatsapp, solicitar um táxi, usamos um aplicativo, ver nosso extrato bancário, acessamos o site do banco. Na verdade, usamos tanto as tecnologias no nosso cotidiano que nem nos damos conta de quanto dependemos de tudo isso, só precisamos ter acesso com um aparelho, também tecnológico, que está na palma das nossas mãos: o celular.
Ou seja, a transformação digital já é uma realidade. E para conseguirmos evoluir mais, precisamos de profissionais de TI qualificados.
Abaixo, vamos descrever algumas funções essenciais para o desenvolvimento dessa área:
Computação em Nuvem (Cloud Computing)
Quem nunca ouviu a expressão “salva na nuvem”? Nos dias atuais, ter arquivos salvos na nuvem é uma grande ajuda para a comunicação nas empresas. Porém, se a empresa escolher ter a própria nuvem, por uma questão de segurança, é preciso investir em uma infraestrutura para isso. Aí surge a necessidade de um profissional de Computação em Nuvem.
Blockchain
Atualmente, fala-se muito em criptomoedas. As criptomoedas são uma forma de dinheiro, mas totalmente digital. Além disso, não é emitido por nenhum governo. O uso dessas moedas está se tornando bem popular e por isso precisa-se de um profissional que trabalhe com as transações dela. O blockchain é um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informações pela internet. E esse é um setor em ascensão.
Desenvolvimento para Dispositivos Móveis
É engraçado como nos tornamos dependentes dos aplicativos, não é? Sempre temos uma opção seja para buscar um novo amor, para conversar com amigos, para editar fotos ou para interagir com sua rede de amigos. Os aplicativos fazem parte do nosso cotidiano. E por isso, um profissional capacitado para desenvolver apps é cada vez mais requisitado no mercado.
Experiência e Interface do Usuário
Com a incerteza do funcionamento das lojas físicas, os e-commerces se tornaram um caminho viável para vendas. Por isso, a experiência do usuário e a interface da plataforma são elementos muito importantes para se pensar na hora de criar um site. Um ambiente intuitivo e com técnicas que melhoram o acesso do usuário, facilitam a venda.
Big Data
Você já deve ter percebido que, o tempo inteiro, dividimos nossos dados com as empresas. Essas informações serão usadas para conhecer mais o seu público e oferecer estratégias para atingi-los: seja com a criação de novos produtos, com a venda dos produtos que já existem, com novas formas de comunicação e etc.
Estudar Big Data é o trabalho do profissional que faz o processamento destes dados, com técnicas e conhecimento. É um mercado de atuação bem promissor.
Internet das Coisas
Que mágico seria ter uma casa inteligente em que todos os aparelhos estivessem conectados e respondessem ao comando humano, não é? Bom, isso já existe. No mercado já existem diversos aparelhos que se comunicam com outros aparelhos somente com o direcionamento humano. Entender sobre a internet das coisas é excelente para implementar melhores caminhos para a conexão de objetos do cotidiano.
Leia mais: 4 dicas para ser um bom vendedor dos cursos do Saber em Rede
Essas foram as nossas dicas para você conhecer mais sobre os cursos de tecnologias e se aprofundar nas tendências digitais. Quer mais dicas? Continue acompanhando os nossos conteúdos e fique por dentro de tudo o que permeia o mundo da educação aqui no Blog do Saber em Rede.