Às vezes o seu cliente não tem grande interesse na sua venda ou ainda não conhece todos os benefícios de cursar uma faculdade e, com isso, apresenta objeções para se matricular. Neste artigo, veja ideias para apresentar as melhores respostas para contornar objeções de clientes.
Leia mais: Matricule mais alunos: entenda etapas de uma negociação
Entenda a razão do desinteresse
Mesmo apresentando todos os benefícios, às vezes o cliente não tem interesse algum na sua venda, por isso fique alerta: você está sendo um vendedor ou um chato? Se após algumas investidas, o cliente permanece sem mudar de ideia, recue. É a melhor solução! Ser um vendedor maçante e insistente, faz você perder a paciência do cliente.
Outro ponto que vale pensar é o preço. Cursar uma faculdade pode estar além do orçamento do seu cliente, por isso se mantenha próximo, mas não importuno. Neste caso, o ideal é apresentar um plano a longo prazo para o seu cliente, assim no futuro, ele pode te consultar quando decidir fazer um curso superior.
Agora se o intuito do cliente é cursar uma faculdade, mas mesmo assim, rejeita a sua comunicação, talvez seja o momento de repensar a sua estratégia de venda.
Como agir com as objeções
Não coloque o seu cliente em uma situação de confronto de ideias, ou seja, não transforme a sua venda em um campo de discordância, em que você apresenta benefícios e o cliente relute a todas as informações passadas. Uma maneira de contornar essa situação é ouvir o seu cliente. Deixe ele falar quais os reais problemas para negar a sua oferta e responda com informações coerentes para a rejeição dele.
Muitas vezes a negativa do cliente tem a ver com falta de conhecimento. Por isso, tenha as informações corretas sobre o curso e as principais vantagens para apresentar ao seu cliente. Explique todos os detalhes do serviço e como poderá ajudá-lo.
Se o cliente questionar porque ele deve fechar o serviço com você e não diretamente com a faculdade, informe que dependendo do instituto de ensino e da época do ano, é possível ter alguns descontos. Além disso, de modo geral, é muito mais rápido e fácil fechar o curso com o embaixador.
Também para ele ter mais confiança no seu trabalho, apresente o depoimento de outros clientes, fale sobre as estruturas das faculdades que ele tem interesse, as vantagens do curso escolhido. Ou seja, apresente fatos reais que possam ganhar a confiança dele.
Leia mais: Dicas para vender cursos nas redes sociais
Por que ser um embaixador?
Como parte do time de Embaixadores do Saber em Rede, pode-se criar ou complementar a renda, ficar mais perto da independência financeira, fazer as próprias metas e trabalhar de acordo com a disponibilidade de tempo. Tudo sem precisar de investimento inicial.
Toda a comunidade ganha: o aluno com as condições de pagamento, o embaixador com a liberdade financeira e a instituição de ensino com o preenchimento das vagas.
Agora que você já tem todas as informações para representar uma faculdade, que tal se tornar um embaixador? Acesse o Saber em Rede e faça parte da equipe de embaixadores mais independentes do mercado!